fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Energias » Gerais

Gerais

Como economizar energia e ter ações sustentáveis em casa

Quer ter atitudes mais sustentáveis e, de quebra, economizar na conta de luz? Dá só uma olhada nas dicas de como economizar energia
Da redação
01/09/19

Quer fazer mais pela saúde do planeta, mas não sabe por onde começar? Saber como economizar energia é um ótimo começo e a sua casa pode ser o lugar ideal. E engana-se quem pensa para ter um lar ecológico é necessário muito investimento ou fazer grandes obras. 

A partir de pequenas iniciativas pessoais e com pequenas mudanças no nosso dia a dia é possível ser mais sustentável. Além de otimizar o uso de recursos naturais. 

Até as mais simples atitudes ecológicas que adotamos podem fazer uma grande diferença quando o assunto é tornar o mundo um lugar melhor para viver. Que tal começar economizando energia? 

Para quem não sabe, uma das maiores fontes de abastecimento no Brasil são as hidrelétricas. Entre os impactos causados por eles estão a interferências no clima, vegetação, fauna e redução de recursos minerais.

Pois é, além de diminuir o impacto na natureza, entender como economizar energia ainda é uma forma de reduzir os gastos mensais. Quer ver como? Listamos abaixo algumas sugestões bem práticas para serem aplicadas no dia a dia. Dá só uma olhada! 

Como economizar energia

Nunca deixe os aparelhos elétricos sem uso plugados na tomada

Pode não parecer, mas o modo stand by é um vilão que passa despercebido quando o assunto é gasto de energia. 

Deixar o roteador de Wi-Fi, o micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos ligados na tomada em modo stand by, além de consumir energia, pode encurtar a vida útil dos eletroeletrônicos. 

Então, quando for dormir ou sair de casa, procure desligar o máximo de aparelhos eletrônicos possíveis da tomada. 

Aproveite a luz do sol e a ventilação natural

Segundo a pesquisa da Proteste, casas com boa entrada natural de sol e ventilação demandam menos consumo da energia elétrica. 

Quer dicas práticas de como economizar energia? Que tal apagar as lâmpadas e aproveitar a luz natural durante o dia? Outra dica é pintar as paredes da casa com cores claras que possam oferecer maior luminosidade. 

Abra também as janelas para ventilar os cômodos. Principalmente nos dias mais quentes nos quais você optaria pelo uso do ventilador, por exemplo. 

Não acredita que isso irá ter alguma influência no planeta ou mesmo na sua conta de luz? Apesar de parecer algo banal, em longo prazo, você perceberá que a economia é válida. Faça o teste e confira por si só. 

Substitua as lâmpadas convencionais pelas de baixo consumo de energia 

Se na sua casa as lâmpadas ainda são incandescentes está na hora de trocá-las. Prefira as incandescente ou de LED. Pois, podem gerar uma economia de mais de 30% no consumo de energia, além de possuírem maior durabilidade. 

saiba como economizar energia

E, apesar de serem mais caras, o custo-benefício em longo prazo é muito maior. Pode representar uma economia significativa para seu bolso.

Prefira eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica

Ao comprar um eletrodoméstico prefira os da classe energética A ++ ou A +++, que consomem até 70% menos energia em comparação com os de classe A. 

Posicione sua geladeira na cozinha de forma estratégica 

Se você quer saber como economizar energia em casa, essa dica pode ser novidade. Nunca coloque sua geladeira próximo ao fogão, pois ao esquentar o ambiente, o aparelho utilizará muito mais energia para compensar o ganho de temperatura.

Outra dica é manter o refrigerador um pouco afastado da parede e, sem sombra de dúvidas, evite colocar  roupas para secar atrás da geladeira, ambas as atitudes irão sobrecarregar o gasto energético dos aparelhos

Se o calor estiver suportável, prefira o ventilador ao ar-condicionado

Pode parecer besteira, mas o ventilador pode gastar 90% menos energia do que o ar condicionado. Por isso, sempre que possível, prefira usar o ventilador ao invés do ar condicionado. 

Segundo a Proteste, enquanto um ar-condicionado de 7.500 BTUs, utilizado todos os dias durante oito horas, custa, em média, R$ 59 por mês na conta de luz, o ventilador, utilizado com a mesma periodicidade, sai por R$ 4,25.

Otimize o uso do ar-condicionado

Nós bem sabemos que algumas regiões do país são extremamente quentes e abolir o uso do ar-condicionado nem sempre é possível. 

Então, programe o aparelho para quatro ou cinco graus abaixo da temperatura externa, isso é o suficiente para garantir conforto e evitar o desperdício de energia.

Outra dica de como economizar energia é instalar o aparelho em um local alto, se possível em uma parede onde incida menos sol, otimizando assim seu uso. Não esqueça também de manter portas, janelas e cortinas do cômodo que está sendo refrigerado sempre fechadas. 

Evite os banhos demorados

Apesar de batida, esta é uma dica muito importante, uma vez que os chuveiros consomem boa parte da energia elétrica da casa.

O alerta não vale só para a demora dos banhos, mas também para a temperatura. Então, fique de olho no clima e aproveite para mudar a chave do chuveiro para “verão” nos dias mais quentes, permitindo assim  que o consumo de energia seja menor. 

Atenção! Nada de mudar a chave do chuveiro enquanto toma banho, pois há o risco de levar um choque ou queimar a resistência. Ah, chuveiros com a resistência danificada também podem aumentar o consumo de energia sem necessidade, por isso, fique de olho. 

Desligue sempre o seu computador

Já se foi o tempo que a indicação era deixar os computadores ligados em modo descanso, hoje em dia as máquinas aguentam milhares de ciclos de ligar e desligar.

Então, se você ainda tem o hábito de deixar o computador ligado, saiba que isso só gera desperdício de energia elétrica. Procure desligar seu computador sempre que for ficar algumas horas sem utilizá-lo e faça o mesmo com seu monitor.

Reduza o uso do ferro de passar roupa 

Para reduzir o consumo de energia elétrica na hora de usar o ferro de passar, acumule o máximo de roupas que puder, evitando ligar o ferro várias vezes na semana. 

Dica: na hora usar o ferro de passar, deixe as roupas que necessitam de menos calor por último, assim é possível passá-las após desligar o ferro, aproveitando o calor retido no aparelho. 

Gostou das nossas dicas de como economizar energia em casa? Se quiser ver mais dicas como esta acompanhe o blog da Namu e fique de olho em nossas novidades. 


Recomendados
Gerais

Carregador de celular X atividades físicas: o que eles têm em comum?

Brasileiros criam sistema que permite distribui...

Energias Renováveis

Os bons ventos de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, no Ceará, é umas das principais...

Energias Renováveis

Energia solar feita em casa

Com poucos investimentos públicos, a produção e...

Energias Renováveis

Nem tudo é verde nos biocombustíveis

Apontados como caminho sustentável para a crise...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *