O secretário municipal de Meio Ambiente de Campo Magro, Alvir Jacob, mostra o mapa hidrográfico da região
Jacob relatou que há quatro anos o município de Campo Magro, que tem 100% do seu território como área de proteção, vem mapeando suas nascentes e já foram identificadas 380. O próximo passo será uma homenagem aos proprietários de terra onde se localizam as nascentes, por mantê-las preservadas em prol de toda a comunidade.
As cidades que aderiram ao pacto são: Araucária, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Itaperuçu.
Nascentes do Brasil
No domingo, 22 de março, em homanagem ao Dia Mundial da Água, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) também lançaram um programa nacional de nascentes2. A ideia é proteger 1.000 nascentes em áreas rurais do Brasil. O projeto vai identificar, cercar, limpar, controlar a erosão e replantar espécies nativas. No vídeo abaixo, Nelson Ananias Filha, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, fala da importância do uso sustentável da água e ensina como fazer a proteção das nascentes:
Assine a petição
A ONG WWF-Brasil está organizando um abaixo-assinado pela elaboração de um plano nacional para a proteção e a recuperação de nascentes, rios, lagos, córregos e outros mananciais.
Foto 1: Prefeitura de Curitiba Foto 2: Divulgação WWF-Brasil