fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Limpeza Doméstica » Gerais

Limpeza Doméstica

Dicas para manter a casa sem fungos

O excesso de umidade facilita a proliferação do mofo e pode provocar alergias e irritações
Bruno Torres
27/09/19

A todo o momento produzimos vapor de água: ao tomar banho, ao cozinhar, e até mesmo ao respirar. O excesso de umidade presente em nossa casa pode aumentar a proliferação de fungos e causar doenças, como alergias e irritações nos olhos e na pele. Abrir as janelas é uma boa forma de garantir que o vento percorra a casa e que a umidade excessiva saia.

O processo de proliferação dos bolores e dos mofos agrava-se em épocas do ano em que a umidade do ar está mais alta como no verão. No inverno, porém, com a temperatura externa mais baixa, as pessoas tendem a não deixar as portas e janelas abertas. Desse modo, o ambiente interno costuma ficar mais quente que o de fora e o vapor presente no ar volta a sua forma de água, processo denominado condensação, o que ajuda os fungos a se instalarem na casa.

A condensação é fácil de ser observada pelas gotículas de água que se formam na parte de dentro dos vidros ao tomarmos um banho quente, por exemplo. Quando o vapor se transforma em gotas, elas molham os móveis, paredes, roupas e objetos de decoração e permitem que os mofos se reproduzam nesses espaços.

Mofos

Os mofos são parte do ecossistema e desempenham importante papel na natureza na decomposição de matéria orgânica morta, como folhas ou galhos caídos. Eles se multiplicam por meio de esporos que ficam no ar. Quando esses esporos encontram um ambiente úmido, eles conseguem se reproduzir. Por essa razão,o segredo para afastar os mofos da sua casa é combater a umidade.

Dentro de casa os mofos não são bem-vindos, pois podem causar reações alérgicas e irritações na pele, olhos, nariz garganta e pulmões, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Além disso, podem ser prejudiciais para quem sofre com asmas, pois podem agravar os sintomas da doença. Esses fungos produzem alérgenos e micotoxinas. A primeira substância é responsável por causar alergias, o que pode desencadear reações como febre, espirros, coriza e olhos vermelhos. Já as micotoxinas são tóxicas e podem causar as irritações.

Abra a janela

O crescimento dos fungos pode ser reduzido por meio da diminuição da umidade do ar e pelo aumento da temperatura. Para diminuir a umidade, recomenda-se deixar a casa ventilar, ou seja, é preciso abrir a janela. Esse simples gesto, garante que o excesso de vapor de água saia e é extremamente importante, principalmente, nos locais onde são realizadas atividades que envolvem grande quantidade de água, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

O aumento de temperatura também pode ser outro benefício de deixar as janelas abertas, facilitado pela entrada dos raios solares. Caso o calor do sol não seja suficiente, também é recomendada a utilização de aquecedores locais. Até mesmo secadores de cabelos podem ajudar a diminuir os fungos em pequenos lugares contaminados.

A instalação dos mofos em sua casa é, normalmente, fácil de ser identificada. Os mofos emitem um odor característico e alteram a coloração dos locais onde ficam. São mais facilmente encontrados em lugares como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Outra dica é olhar embaixo de superfícies como carpetes, pias e papéis de parede, pois são áreas abafadas e úmidas e, por isso, suscetíveis a proliferação dos mofos, indica o Departamento de Saúde de Nova York.

Foto: Sukanto Debnath / Flickr: Sukanto Debnath / CC BY 2.0


Recomendados
Limpeza Doméstica

9 dicas para lavar a louça com pouca água

Estima-se que 117 litros de água sejam desperdi...

Limpeza Doméstica

Meditar até na hora da faxina

Jornalista conta a experiência de encarar as ta...