fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Energias » Combustíveis Fósseis

Energias

Paris: a Cidade Luz virou fumaça

Poluição atmosférica atinge níveis críticos na capital e em diversas cidades da França
Portal Namu
29/05/15

Moradores de Paris acordam com céu acinzentado, mas isso está longe de ser sinal de chuva. A poluição do ar chegou a níveis críticos e forçou o governo a adotar medidas para diminuir a circulação de veículos. A situação deste fim de inverno é a pior desde 2007, segundo a Agência Europeia do Ambiente. O governo adotou o sistema de rodízio de automóveis na capital e em 22 municípios vizinhos, além de não cobrar pelos transportes públicos em Paris e várias outras cidades.

A principal causa da poluição é o aumento da concentração de partículas finas inaláveis MP10 (nome científico), geradas pela combustão. A ausência de vento e a oscilação de temperaturas ao longo do mesmo dia ajudaram a criar o cenário de fumaça e poluição conhecido como "smog" (do inglês smoke, fumaça e fog, neblina).

Problemas respiratórios

Uma concentração acima de 80 microgramas por metro cúbico das partículas MP10 foi verificada em 30 dos departamentos da França, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode produzir cansaço, tosse, ardor nos olhos, nariz e garganta. O governo francês aconselhou, em caso de sintomas acentuados, consultar um médico.

Outras recomendações divulgadas à população foram evitar atividades físicas intensas e reduzir a produção de poluentes, como a fumaça do tabaco.

Alerta vermelho

“No começo achamos que fosse uma neblina, mas junto veio o calor", conta Alex Fernandes Mansano, estudante brasileiro que está em intercâmbio na cidade de Grenoble, situada no sudeste da França. Os moradores começaram a perceber a névoa na quinta-feira, 13 de março. “Descobrimos que era poluição pelos jornais, principalmente porque eles liberaram os transportes públicos de graça por seis dias. O departamento de Isère, que é onde fica  Grenoble, nesse dia estava em alerta vermelho.” 

Antes e depois: neblina de poluição cobre a cidade de Grenoble 

 

Foto: Kevin Ribot


Recomendados
Gerais

Carregador de celular X atividades físicas: o que eles têm em comum?

Brasileiros criam sistema que permite distribui...

Energias Renováveis

Os bons ventos de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, no Ceará, é umas das principais...

Energias Renováveis

Energia solar feita em casa

Com poucos investimentos públicos, a produção e...

Energias Renováveis

Nem tudo é verde nos biocombustíveis

Apontados como caminho sustentável para a crise...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *