fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Hortas Urbanas » Gerais

Hortas Urbanas

Saiba como fazer uma compostagem doméstica

Para realizar a compostagem doméstica, você pode utilizar sobras e cascas de frutas e legumes, cascas de ovos, sementes, sachê de chá e borra de café
Da redação
31/01/19

A compostagem doméstica é uma forma de reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos em casa. É uma técnica que transforma esses restos de alimentos em material fértil, ótimo para fortalecer as plantas. E como mais da metade do lixo produzido por uma família é orgânico, nada mais justo que reutilizá-lo para um bem maior.

Além de cuidar dos alimentos da horta, fazer compostagem em casa faz bem para a sua saúde, já que não contém fertilizante, e cuida do meio ambiente, pois evita o acúmulo de lixo nos aterros.

Para fazer compostagem doméstica não precisa de muito, basta ter os materiais necessários e seguir as nossas dicas. 

Como fazer compostagem doméstica

Para iniciar o processo, você vai precisar de uma composteira. Elas podem ser feitas em casa, com qualquer caixa de plástico. Você também pode adquiri-las prontas em estabelecimentos de jardinagem. O modelo mais comum é aquela com três caixas. Duas em cima e a última com torneira.

As duas primeiras são conhecidas como caixas digestoras, já que levam os resíduos orgânicos. Ambas são furadas no fundo, para que o líquido produzido pelos alimentos possa escorrer sem problemas. A tampa da primeira caixa deve conter pequenos furos para ventilação. O mesmo se aplica as laterais dessas duas caixas.

Além da caixa, você também vai precisar de minhocas. Mas não se assuste, elas são bem limpas. As minhocas californianas são seres que se alimentam de resíduos orgânicos, o que acelera o processo de compostagem. Por isso, você deve adquirir a terra com as minhocas californianas, não outras.

Comece o processo forrando a primeira caixa com a terra com as minhocas. Feito isso, espalhe bem a terra, para que a caixa não tenho nenhum buraco, tape bem o fundo. Depois de espalhar a terra, tampe a caixa. Lembrando que as minhocas não gostam de luz. Fique atento ao local que colocará a composteira, deixe-a em um local protegida da chuva e do sol.

compostagem doméstica

O que colocar na composteira

Para realizar a compostagem, você pode utilizar alimentos como sobras e cascas de frutas, legumes, verduras, cascas de ovos, sementes, grãos, sachê de chá, erva de chimarrão e borra de café (o filtro também serve).

Pegue o balde com os restos (precisa estar cheio ou pela metade). Vá até a composteira e coloque todos os resíduos orgânicos. Não espalhe os resíduos pela caixa. Feito isso, cubra esses resíduos com matéria vegetal seca, você pode usar folhas, serragem, palha, grama.

Atenção, cubra os resíduos completamente com a matéria vegetal seca, assim evitará o aparecimento de insetos.

Cada caixa deve ser preenchida em 30 dias, pois é o tempo do processo da compostagem. Enquanto a caixa de cima está sendo cheia, a de baixo vai ficar 30 dias descansando. E assim vai se repetindo.

Termine de encher a primeira caixa, faça a troca pela de baixo. A caixa cheia vai para o meio e a do meio (que já fez a compostagem) vai reiniciar o processo em cima. Lembre-se: 30 dias.

Após esses dias corridos, o que era resíduo orgânico vira adubo (húmus de minhoca). Você pode utilizar esse material para revitalizar plantas ornamentais e até hortas caseiras. Esse adubo é muito nutritivo.

E a terceira caixa, para que serve? A terceira caixa não tem furos. Ela serve para armazenar o líquido coletado dos alimentos. Diferente do chorume dos aterros, que é tóxico, o da compostagem doméstica é nutritivo e serve como biofertilizante.

Recolha o líquido pela torneira, dilua com água e regue suas plantas.

Obs: o tamanho das caixas varia com o tamanho da família. Escolha a mais adequada.

Gostou das dicas? Que tal aprender o passo a passo para montar um cantinho com tudo o que você gosta de comer? Conheça o curso online Hortas caseiras agroecológicas agora mesmo.


Recomendados
Hortas Urbanas

Horta urbana: colher com os amigos

Plantações comunitárias multiplicam-se por São ...

Hortas Urbanas

Dicas simples para fazer uma horta de temperos em lugares com pouco espaço

Com uma dose de criatividade e dedicação, é pos...

Hortas Urbanas

Hortas urbanas: natureza em meio ao asfalto

Em São Paulo, é possível encontrar diversas hor...

Hortas Urbanas

Plantas em apartamento: saiba quais escolher

É cada vez mais comum encontrar plantas em apar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *