fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Água » Gerais

Gerais

O bom e velho filtro de barro

O sistema de filtragem brasileiro é considerado um dos mais eficientes do mundo, segundo pesquisas
Bruno Torres
27/09/19

Típico da cultura brasileira, o filtro de barro é considerado um dos mais eficientes do mundo em retirar substâncias indesejadas da água para consumo. Pesquisas norte-americanas publicadas no The Drinking Water Book (1) concluíram que ele é capaz de reter 95% do cloro, dos pesticidas e de metais como ferro, chumbo e alumínio. Ele também protege contra 99% dos parasitas causadores da doença criptosporidíase que provoca disenteria e vômitos.

A filtragem com base na gravidade é o que torna maior a eficácia do sistema em relação aos modelos de torneira ou produzidos a partir de tubulações. Nesse processo, a água passa lentamente pela vela e goteja em outro reservatório. A lentidão e os minerais presentes na vela, que funcionam como uma peneira, permitem barrar grande parte das impurezas.

As câmeras de cerâmicas também ajudam manter a água em uma temperatura menor que a ambiente, pois a argila é um isolante natural.

Fotos: Marc Di Luzio / Flickr / CC BY 2.0


Veja também:
Aprenda a fazer saquinho de voal
Comida brasileira é saudável
Pequi: a fruta símbolo do cerrado

(1) INGRAM, Colin. The Drinking Water Book: How to Eliminate Harmful Toxins from Your Water.2a edição. Celestial Arts, 2006. 200p.


Recomendados
Gerais

Água mineral: como escolher a melhor?

Embora seja captada diretamente de fontes natur...