fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Construção » Bioconstrução

Construção

Taipa ganha prêmio internacional

Brasileiros assinam projeto de pavilhão feito em terra para Niamey, capital do Níger
Bruno Torres
03/05/15

Utilizado em construções da Mesopotâmia, o adobe é um dos materiais de construção mais antigos que existem e projetos contemporâneos podem se aproveitar do material como uma opção de baixo custo. Em 2013, o Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos de Níger (CISP Niger) promoveu um concurso entre arquitetos para a construção de um pavilhão feito em terra na cidade de Niamey, capital do país.

O concurso, cujo mote é “Pas de futur sans culture” ou “Não tem futuro, sem cultura”, em português, resultou na idealização do prédio que abrigará um local de exposições, biblioteca, brinquedoteca, além de um cinema ao ar livre. O projeto fez parte do programa de apoio cultural da ACP-EU, organização de estados Africanos, Caribenhos e da região do Pacífico em parceria com União Europeia. Os vencedores, Abiola Akandé Yayi e Robert Soares, estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, utilizaram a taipa de pilão, técnica comum no Brasil colonial.

Tijolos feitos a partir de barro, fibra natural e recursos do entorno das construções são a base desse método de construção. Casas feitas com o material oferecem conforto térmico – são frescas no verão e quentes no inverno - se adequando ao clima árido do Níger.

Além do conforto, a terra é um recurso barato e acessível o que permite que o projeto possa ser executado em diversos países africanos. A extração da terra crua também não provoca muitos impactos ambientais, tornando o recurso ainda mais recomendável.


Recomendados
Construção

Como escolher as melhores plantas para apartamento

Trazer o verde para dentro de casa deixa o ambi...

Construção

Bambu: solução barata para arquitetura

Resistência, rápido crescimento e baixo impacto...