Por que muitos pacientes confundem osteopatia com outras profissões que utilizam abordagens manuais?

A osteopatia é praticada em muitos países do mundo. Em alguns países, os terapeutas manuais utilizam técnicas semelhantes ás utilizadas no TMO e e afirmam realizar o tratamento osteopático, embora não tenham possivelmente recebido treinamento apropriado, o que coloca em risco a população.

 A utilização de técnicas manuais não garante que o paciente está recebendo os cuidados osteopáticos de excelência. A terapia manual é praticada por diversos profissionais, dentre eles: osteopatas, quiropraxistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas holísticos, massagistas etc. A osteopatia não é definada pelas técnicas manuais e sim pelos princípios filosóficos que organizam as técnicas em função do modelo osteopático de cuidados de saúde.

Um número crescente de pacientes está procurando ter acesso à osteopatia e atualmente mais países reconhecem a abordagem osteopática dentro de seus sistemas nacionais de saúde. Isso reflete a expansão geográfica da profissão nos últimos 30 anos. Atualmente, os cuidados de saúde osteopáticos são oferecidos em todos os continentes, exceto na Antártica, beneficiando usuários em mais de cinquenta países.

No entanto, até hoje, o papel da profissão não foi divulgado de forma efetiva a um público mais amplo, incluindo como o tratamento osteopático é utilizado por pacientes e seu papel dentro da prestação total de cuidados de saúde.