O que é

A bioenergética constitui-se como uma forma de compreender a personalidade a partir de uma visão que integra a mente e o corpo. Segundo ela, ambos se relacionam por meio de processos e movimentos energéticos. É uma forma de psicoterapia profunda analítica, relacional e corporal, que busca referência no desenvolvimento do indivíduo para a origem de suas queixas. Por exemplo, para a bioenergética, fatos ocorridos durante a infância irão afetar a vida adulta, interagindo com a vida atual e com os relacionamentos. A técnica auxilia o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo, desfrutando da vida existente nele o máximo possível. O objetivo é o resgate da natureza primária, que é a expressão livre e espontânea do ser.

Em duas maneiras complementares, a terapia corporal se torna eficiente psicoterapeuticamente: através da reativação de sentimentos, movimentos e reações evitadas. Tudo com o objetivo de tornar acessível o conteúdo inconsciente relacionado a elas e, consequentemente, trabalhar e analisar esse material. O segundo modo se dá por meio de técnicas que mobilizam o tratamento da energia doente do paciente, as quais acabam por proporcionar relaxamento muscular, dando suporte e encorajando a expressão dos movimentos inconscientes. Tudo isso libera também a manifestação de sentimentos profundos, trazendo uma elevação da autoestima e mudanças no relacionamento da pessoa com o ambiente.

Para pensar

Pessoas que fizeram voto de castidade podem participar de terapias bioenergéticas?

Apesar de levar em consideração a sexualidade humana, este não é o único aspecto abordado na terapia bioenergética. Além disso, vale ressaltar que a importância atribuída ao orgasmo, por Wilhelm Rei...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema