O que é

A psicanálise é um conjunto de teorias e métodos psicológicos baseados no trabalho pioneiro de Sigmund Freud, o qual procurou inicialmente entender a natureza humana, observando suas reações e atos. É um método que se pauta na exploração do inconsciente a partir da livre associação, por parte do paciente, e da interpretação, por parte do psicanalista.

Hoje, após a sistematização feita por Freud, a psicanálise permitiu compreender com mais profundidade a presença do inconsciente nos sonhos e na vida diária das pessoas. Freud, em seu trabalho, nos mostrou o que está por trás de nossos “enganos de linguagem, atos falhos, esquecimentos de nomes e outros".

De certa forma, a psicanálise é um processo gradual de autoconhecimento que se dá através das ferramentas de análise criadas por Freud e aperfeiçoadas por seus seguidores. O próprio Freud, num verbete para a Enciclopédia Britânica de 1922, assim definiu sua invenção:

Psicanálise é o nome:

- De um procedimento para a investigação dos processos mentais que de outra forma, são praticamente inacessíveis.
- De um método baseado nessa investigação para o tratamento de distúrbios neuróticos.
- De uma série de concepções psicológicas adquiridas por esse meio e que se somam às outras para formarem progressivamente uma disciplina científica.

Vivencie

Guia

Escola Brasileira de Psicanálise

Escola Brasileira de Psicanálise
Guia

Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP)

Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP)

Para pensar

A psicanálise é uma ciência ou uma prática que leva a hipóteses teóricas?

Alguns intelectuais acreditam que sim. Porém, é possível afirmar que a psicanálise criada por Freud é um campo do conhecimento que passa por uma transição em que os envolvidos buscam maior transparê...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema