Atualidade

Atualmente, os cuidados de saúde osteopáticos são prestados em todos os continentes, exceto na Antártica, e em mais de 50 países. A osteopatia é uma profissão regulamentada em vários países, como EUA, Reino Unido, França, Suíça, Bélgica, Finlândia, Suécia, Islândia, Austrália, Nova Zelândia, Portugal e Malta.

No âmbito global, surgiram duas correntes profissionais, em grande parte devido às diferenças nas estruturas jurídicas e reguladoras dos países onde é praticada. Assim, médicos osteopatas têm direitos plenos e ilimitados na prática médica e podem se especializar em qualquer ramo dos cuidados de saúde, e osteopatas são prestadores de cuidados de saúde primários com direitos de prática nacionalmente definidos e não prescrevem medicamentos ou realizam cirurgias.

A prática da osteopatia se distingue de outras profissões da saúde, que utilizam técnicas manuais, tais como fisioterapia ou quiroprática, embora possam utilizar técnicas e intervenções semelhantes. WHO 2010. As instituições de Ensino e as associações profissionais nacionais e internacionais de osteopatia são independentes de outras profissões da área da saúde (OIA 2011) e os Osteopatas são registrados em seus respectivos órgãos de classe (GOsC UK, AAO EUA, AAO Aus, etc).

A Organização Mundial de Saúde publicou em 2010 as Diretrizes para a Formação Osteopática, estabelecendo os níveis mínimos para o treinamento e as competências do profissional Osteopata. Benchmarks for training in Osteopathy acessível em: http://apps.who.int/medicinedocs/documents/s17555en/s17555en.pdf e sua tradução juramentada versão lingua portuguesa em: http://www.registrodososteopatas.com.br/download/WHO-osteopatia-traducao.pdf

Para pensar

Por que não simplesmente padronizar tratamentos como a dor lombar na osteopatia?

Cada paciente possui uma capacidade de adaptação individual, específica e inerente que depende de variáveis intrínsecas e extrínsecas distintas que variam desde o biótipo, da saúde geral, do estado ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema