Criação

Andrew Taylor Still observou que, crianças que sofriam de disenteria hemorrágica apresentavam o abdome frio e a parte inferior do tórax muito quente. Ao aquecer o abdome, notou a normalização da temperatura do tórax com progressivo alívio dos sintomas. Compreendeu então que as contraturas torácicas deveriam estar relacionadas com o mau funcionamento do intestino e passou a correlacionar patologias às suas manifestações físicas.

Diante dos resultados obtidos, o doutor Still apresentou para a classe médica seus trabalhos e princípios básicos, que se resumem na ideia de que o corpo humano é uma unidade na qual estrutura e função são mutuamente interdependentes. O corpo tende a se regular e curar através de um sistema de equilíbrio complexo chamado “homeostase”, no qual a função adequada e a capacidade de regeneração do sistema corporal dependem da livre circulação sanguínea, do impulso nervoso e das influências de nutrição e manutenção dos sistemas.

Baseado em seus conhecimentos de anatomia, fisiologia, química e na ideia do inter-relacionamento entre a estrutura e a função, Still  desenvolveu um sistema de abordagem dos tecidos no sentido de estimular a homeostase e começou a aplicá-lo em sua clínica. Os princípios filosóficos organizam a prática osteopática, que não se resume na aplicação sequencial de técnicas manipulativas.

Para pensar

Osteopatia é uma técnica de tratamento?

Não, a osteopatia é uma abordagem holística de cuidados de saúde. Consiste em uma medicina complementar geral manual e está classificada como Medicina Complementar pela Organização Mundial de Saúde ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema