Fontes e inspirações

A.T. Still foi o criador do termo osteopatia e, junto com outros alunos, inaugurou a sua prática. A pesquisa de seus termos de referência tem sido objeto de livros e dissertações de mestrado e doutorado. Apresentamos abaixo quatro fontes atuais:

1. Para Y. Lépers, a orientação metodista influenciou fortemente os princípios higienistas de Still. A perfeição da natureza é outro postulado de base. Inclui, assim, a anatomia como ciência mais importante a ser estudada. “Anatomia, anatomia, anatomia”. A fisiologia é vista como uma mecânica.

2. Alain Abehsera, em sua tese de doutorado afirma que "Still lembra muito Descartes" e também que "a invenção da osteopatia é o resultado de uma mistura inteligente de ideias, eventos e correntes históricas supra individuais”.

3. Conforme Maria Luisa Arruda Corrreia: “Convém lembrar que o autor reconhece a importância do estudo da fisiologia e das outras matérias afins como a química mas, no entanto, ressalta o papel da anatomia... como a sede dos problemas e a origem das soluções”. Ela “busca estabelecer uma “conversa” das teorias de Still com as dos diversos autores e correntes de pensamento da época, a fim de encontrar indícios sobre os autores e as ideias com os quais ele dialoga. A doutrina de um autor não é necessariamente uma colagem de ideias; ela é o produto de uma época. O pensamento de Still certamente se entrelaça com o de diversos autores, mas encontrar essas referências não o faz um continuador dos mesmos autores.”

4. Finalmente, para Pierre Tricot: “O interesse de Still pela mecânica o conduzirá a aprofundar seus achados de organização da estrutura humana e a mergulhar na anatomia (...) ele será assim revolucionário ao colocar a ideia de uma relação entre a anatomia e a função.”

Para pensar

Osteopatia é uma técnica de tratamento?

Não, a osteopatia é uma abordagem holística de cuidados de saúde. Consiste em uma medicina complementar geral manual e está classificada como Medicina Complementar pela Organização Mundial de Saúde ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema