Na prática

Antes da primeira consulta, certifique-se quanto à capacitação do profissional osteopata.

Os consultórios e serviços de osteopatia devem ser capazes de informar ao paciente quanto ao profissional, o que envolve o tratamento, métodos de pagamento e todas as informações que você como usuário precisa saber antes da primeira consulta.

A osteopatia é um sistema de cuidados de saúde centrado no paciente. A primeira consulta de osteopatia leva entre 45 minutos a uma hora, tempo adequado para:

Escutar e examinar:

  • obter informações sobre o seu problema ( queixa principal), seu estado de saúde geral, outros cuidados de saúde que está recebendo ou medicamentos e registrar na sua ficha. As informações fornecidas ao profissional são confidenciais.
  • Realizar um exame adequado, que inclui: observação, solicitação de movimentos e exame através da palpação para avaliar o estado dos seus tecidos, sua mobilidade e funcionamento. O osteopata buscará também sinais de condições sérias que contra indiquem o tratamento Osteopático e vai encaminhá-lo ao seu médico se for o caso.

Para pensar

Osteopatia é uma técnica de tratamento?

Não, é uma abordagem holística de cuidados de saúde. Consiste em uma medicina complementar geral manual e está classificada como Medicina Complementar pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema