Principais nomes

William Garner Sutherland (1872-1954): A terapêutica de Still atraiu grande número de adeptos, entre eles, W.G Sutherland que iniciou as pesquisas da osteopatia no campo craniano. Seus estudos nessa área começaram ainda como aluno, mas só apresentou formalmente sua interpretação do tratamento craniano em 1940, num encontro da Sociedade Internacional dos Técnicos Sacroilíacos.

John Martin Littlejohn (1867-1947): Médico escocês que tornou-se adepto da osteopatia, após um tratamento bem-sucedido de problemas cervicais e de garganta com Andrew Taylor Still, em 1897. Estudou e lecionou em Kirksville. Anos mais tarde retornou à Europa e, em 1917, criou a British School of Osteopathy (BSO), primeira escola de osteopatia europeia, celeiro de onde se difundiu o ensino da osteopatia pelo continente.

Para pensar

Osteopatia é uma técnica de tratamento?

Não, é uma abordagem holística de cuidados de saúde. Consiste em uma medicina complementar geral manual e está classificada como Medicina Complementar pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema