O que é

Técnica formada por exercícios feitos para o alongamento da musculatura afetada pela má postura ao longo do tempo. Em média, são realizadas 10 sessões para o resultado ser notado pelo paciente. É uma prática indicada para tratar, além de alterações posturais, problemas como hérnias de disco, lombalgia e lesões articulares. Pode ser realizada em todas as idades.

A RPG não trabalha no tratamento do sintoma. Nela, o fisioterapeuta, durante as sessões, aplica exercícios e técnicas nas articulações e na musculatura, as quais visam melhorar a postura e diminuir dores nos pacientes.

As sessões ocorrem em uma mesa de madeira feita especialmente para essa prática. Essa terapia se divide em três fundamentos. São eles: individualidade, cada indivíduo é diferente de outro, assim seu tratamento também é diferenciado; causalidade, o tratamento não é feito somente no local da dor; e globalidade, o corpo é tratado por inteiro. O método RPG é formado por oito posturas corporais denominadas básicas. O terapeuta, no entanto, não segue essas posturas de forma rígida. Ele pode fazer adaptações em função de necessidades de cada indivíduo.

Possibilidades

veja mais sobre o tema