O que é

Um relacionamento refere-se à ligação entre pessoas. Expressa, entre indivíduos, o estabelecimento de elos sociais, afetivos ou utilitários em situações de entendimento ou conflito.

A base do convívio pessoal é a comunicação. A resolução de um problema ou o alcance de um objetivo só tem êxito quando uma parte esclarece suas intenções à outra de forma clara e eficiente. Portanto, todo relacionamento está profundamente vinculado à capacidade de interação das partes. Quanto mais intensa e verdadeira for essa comunicação, mais profundo será o relacionamento.

O ambiente familiar é onde, geralmente, se estabelecem as primeiras relações pessoais. O contato com a família fornece subsídios para a compreensão do mundo e os valores necessários para socialização com outras pessoas. É também no meio familiar que se fortalecem as relações de amizade e amor.

Circunstâncias de conflito também surgem invariavelmente em qualquer relacionamento. É a partir desses momentos que as opiniões, perspectivas e ideias surgem para lidar com situações. Muitas vezes, o desacordo em um debate, mesmo em um intervalo longo de tempo, gera incômodos que podem desgastar um relacionamento. Ter sensibilidade para ouvir e se expressar em momentos de desavença é importante para manter o equilíbrio entre as relações sociais, familiares e amorosas.

Possibilidades

veja mais sobre o tema