fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Gerais »

Gerais

Como saber se os cosméticos são cruelty free?

Cosméticos cruelty free são aqueles que não foram testados em animais. Existe ainda o cruelty free vegan, que também não têm ingredientes de origem animal
Da redação
01/03/19

Assim como aumenta o número de pessoas que procuram por uma alimentação mais saudável e ética, o crescimento dos cosméticos veganos e cruelty free é notável. É cada vez mais comum indivíduos optarem por produtos de beleza sem ingredientes de origem animal ou que não compactuam com sofrimento e exploração. E essa nova “tendência” chegou para ficar.

Com o fácil acesso às informações, muitas pessoas acabam por abrir os olhos e repensar sobre um assunto que está em pauta: testes em animais. Esses experimentos são realizados com a finalidade de obter um resultado comportamental e físico (reações alérgicas) nas “cobaias”. Para isso, utilizam animais como ratos, coelhos, cachorros, porquinhos da índia e macacos.

Materiais de limpeza, cosméticos e medicamentos estão entre os produtos que fazem testes em animais. A dor e o sofrimento causado por esses experimentos faz com que as pessoas revejam o que têm em casa. Por que não trocar um hidratante que faz testes por um que não faça? Como posso identifica-los?

Cruelty free significa livre de crueldade. Então, cosméticos considerados livres são aqueles que não foram testados em animais. Existe ainda o cruelty free vegan, que são os que não foram testados e não têm ingredientes de origem animal.

cosméticos cruelty free

Como identificar

Identificar um produto cruelty free não é tão difícil quanto parece.

Antes de adquirir o produto, verifique se ele possui o selo cruelty free. Organizações como a Cruelty Free International, Leaping Bunny, Peta Approved e a Choose Cruelty-Free oferecem esse selo às empresas que desejam atestar que os produtos são realmente livres de qualquer crueldade. Isso vale para a formulação química e a produção.

No Brasil, organizações como a Sociedade Vegetariana Brasileira, SVB, também são de grande ajuda para quem deseja abolir do dia a dia produtos testados. O Selo Vegano da SVB é um bom exemplo disso.

Um cosmético que possui esses selos é livre de crueldade. Por isso, toda vez que identificar algum deles, pode ficar tranquilo.

Outro jeito de saber se o produto é realmente cruelty free é ligando para a própria empresa da marca. Eles responderão as suas perguntas.

Agora, se quer sair de casa já com o nome dos produtos liberados na mão, é só pesquisar na internet. Existem inúmeros sites que disponibilizam uma lista com todas as marcas que não testam em animais.

Faça em casa

Uma boa maneira de manter a sua pele leve, bonita e sem culpa, é fazendo os próprios cosméticos em casa. Ao preparar as próprias receitas, você terá em mãos o poder de escolher ingrediente naturais, veganos e livres de crueldade.

O curso online das engenheiras químicas Daniella Kakazu e Luiza Monteiro é uma boa oportunidade para mudar o estilo de vida. Nas aulas você tem a oportunidade de aprender tudo o que precisa no dia a dia. Manteigas vegetais, tônicos faciais, esfoliantes, desodorantes, pasta de dente, enxaguante, perfumes e sabonetes estão entre as receitas abordadas no curso.

Faça a melhor a escolha da sua vida. Mantenha a saúde da sua pele, proteja o meio ambiente e salve a vida de centenas de animais. Tudo está nas suas mãos.


Recomendados
Estética

Harmonização facial: saiba tudo sobre esse procedimento

Se você tem alguma coisa que não gosta em seu p...

Saúde Mental

Quais os desafios das empresas ao falar de saúde mental com os colaboradores?

Uma empresa é um local onde as pessoas passam b...