fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Hortas Urbanas » Gerais

Hortas Urbanas

Como fazer um adubo caseiro para as suas plantas?

O adubo caseiro e orgânico é uma ótima alternativa para quem deseja ser mais sustentável e manter a saúde das plantas da forma mais natural possível
Da redação
20/03/19

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

Não adianta ter plantas em casa senão separa um tempo, nem que seja minimo, para os cuidados básicos. Rega e poda são importantes para o crescimento e fortalecimento de cada plantinha, e isso serve tanto para as ornamentais quanto para uma horta. A adubação também entra na lista de tarefas essenciais, já que, muitas vezes, flores ou alimentos acabam por morrer pela falta de nutrientes no solo. Hoje, esse problema pode ser resolvido com o adubo caseiro.

 Adubo nada mais é do que uma matéria que contém resíduos de animais ou vegetais. Ele serve para proporcionar todos os nutrientes que a terra necessita, além de deixar as plantas fortes e saudáveis. Normalmente, o adubo repõe as vitaminas e minerais, como potássio, fósforo, nitrogênio, enxofre, cobalto e cálcio, que carecem em determinadas plantas. Por isso a importância de realizar o processo corretamente.

Excesso de regas, desgaste natural e erosão podem ser alguns dos motivos da perda de nutrientes. Com a adubação frequente, isso pode ser revertido. Inclusive, existem várias formas de realizar essa prática.

Você pode adubar as plantas direto no solo ou misturar o adubo com a água, fora outras maneiras. O ideal é pesquisar as informações básicas de cada planta (o que ela gosta, o que ela precisa, etc) e cuidar conforme a necessidade de cada uma. Você deve adubar, em média, de três em três meses.

Adubo orgânico e caseiro

O adubo caseiro e orgânico é uma ótima alternativa para quem deseja ser mais sustentável e manter a saúde das plantas da forma mais natural possível. Você pode fazer com borra de café, casca de banana, casca de ovo e casca de vegetais. Essa é uma boa forma de proporcionar nutrientes as suas plantas e evitar o desperdício de alimentos.

Uma outra maneira de deixar suas plantas forte é com o adubo feito pela compostagem. Mas, afinal, o que é compostagem e como ela pode ser feita? Simples.

Compostagem é uma técnica que transforma restos orgânicos, como sobras e cascas de comida, em adubo. É um processo que transforma a matéria orgânica em material fértil, e é um dos métodos mais eficazes para isso.

adubo caseiro

Como fazer adubo caseiro com a compostagem

Para realizar a compostagem em casa você não precisa gastar muito. É possível realizar o procedimento com caixas específicas, que são encontradas em estabelecimentos de jardinagem, ou com materiais que tiver em casa, como caixas plásticas.

O ideal é ter três caixas para fazer a compostagem (as duas primeiras com furinhos). O primeiro a se fazer é separar os resíduos orgânicos. Utilize sementes, grãos, borra de café, casca de ovos, frutas, verduras e legumes e chá (ervas). Feito isso, pegue o recipiente com os alimentos e coloque na primeira caixa. Deixe os resíduos lá, sem espalhar, e, em seguida, cubra-os com material seco (serragem, palha, folhas secas, etc).

Essa primeira caixa deve ser preenchida em até 30 dias, para que o ciclo se repita com a caixa a seguir. Inclusive, esse é o tempo da compostagem. Enche a de cima, troca pela de baixo e deixa descansando por 30 dias. Esse ciclo se repete.

Após esse período, todos os resíduos que estavam na caixa viram um adubo super nutritivo, ideal para a plantação em jardins, hortas ou vasos.

A última caixa, a terceira, deve contar com uma torneirinha. Ela serve para armazenar o líquido coletado dos resíduos, também conhecido como chorume, que serve como um ótimo fertilizante.

Viu como é fácil fazer adubo em casa? No curso Hortas caseiras agroecológicas você aprende o passo a passo para fazer adubo e compostagem. Você também tem a oportunidade de conferir dicas incríveis da professora e especialista Ale Nahra. Vai perder?


Recomendados
Hortas Urbanas

Horta urbana: colher com os amigos

Plantações comunitárias multiplicam-se por São ...

Hortas Urbanas

Dicas simples para fazer uma horta de temperos em lugares com pouco espaço

Com uma dose de criatividade e dedicação, é pos...

Hortas Urbanas

Hortas urbanas: natureza em meio ao asfalto

Em São Paulo, é possível encontrar diversas hor...

Hortas Urbanas

Plantas em apartamento: saiba quais escolher

É cada vez mais comum encontrar plantas em apar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *