O que é

Personagem de muita importância na vida intelectual parisiense no século 20, Jacques Lacan é também nome fundamental na história da psicanálise. Seus textos, que muitos consideram de leitura difícil chegando ao ponto de ser decifrados por especialistas e dicionários, ampliaram os conceitos elaborados por Freud.

As bases da teoria lacaniana foram apresentadas em 1953 no texto “Informe ao Congresso de Roma”. Lá é possível ver a presença da linguística de Suassure e da antropologia de Lévi-Strauss. Lacan deu uma face estruturalista aos trabalhos de Freud.

Para o francês, o complexo de Édipo está na fundação da estrutura do inconsciente. Ele dá origem ao discurso que, segundo Lacan, ocorre em três planos: o imaginário, o simbólico e o real, os quais se relacionariam, grosso modo, como se fossem um nó Borromeano. Portanto, esse psicoterapeuta francês acreditava que as três dimensões fundamentais da subjetividade psíquica, na qual os seres humanos se expressam, estariam interconectadas e seriam complementares. 

Vivencie

Guia

CLIPP

CLIPP
Guia

Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a)

Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a)

Possibilidades

veja mais sobre o tema