O que é

Composta pelos elementos químicos hidrogênio e oxigênio, a água é uma substância que pode ser encontrada no estado gasoso, sólido e líquido. É um dos componentes mais essenciais para a manutenção da vida no planeta e está presente em praticamente todos os tipos de bebida.

Em relação ao corpo humano, a água é considerada um macronutriente. Ela umidifica as mucosas (bocas, olhos e nariz); transporta oxigênio e nutrientes para as células; lubrifica as articulações; atua como solvente universal para todas as substâncias e nutrientes do organismo, ou seja, participa em todas as reações químicas dentro do nosso corpo; faz parte do processo de excreção de metabólicos, pois está presente na urina; previne a constipação; e participa da regulação da temperatura corporal.

A água representa cerca de 60% do peso de um ser humano adulto. Em recém-nascidos esse número pode chegar a 70%. Portanto, cerca de dois terços do corpo humano se compõem de água e das várias substâncias nela dissolvidas — 75% do nosso cérebro e 80% do nosso sangue são compostos de água. A necessidade de água do nosso organismo é muito maior do que a de qualquer outro nutriente, pois ela atua como um substrato essencial para as reações bioquímicas vitais em todos os órgãos e tecidos. A proporção de água nos órgãos e tecidos depende do volume de gordura orgânica. Esse total fica em torno de 60% nos homens e entre 50% a 55% nas mulheres. A falta de hidratação é algo que se manifesta de forma muita rápida: uma alteração de aproximadamente 1% no nível de hidratação já leva ao aparecimento dos primeiros sintomas da desidratação. Necessitamos muito mais de água do que de comida. A privação completa de água provoca a morte em poucos dias. Já em relação à privação de alimentos, o ser humano pode sobreviver durante semanas. A água é o componente mais presente no corpo humano. É essencial para homeostase celular e, portanto, para a vida.

Em razão disso, a água é, sem dúvida alguma, o nutriente mais importante para o corpo humano. Sua preservação é importantíssima, principalmente porque apenas 3% da água do planeta é potável, os outros 97% são formados por água salgada. Ela é capaz de dissolver mais substâncias do que o ácido sulfúrico. Além disso, a água ajuda a manter o corpo hidratado e produz inúmeros benefícios para a saúde. Ingerir água em abundância, por exemplo, pode ajudar a reduzir a formação de pedras nos rins. Por dia, o total de água que consumimos é o resultado da soma da água pura que bebemos, da água misturada a outras bebidas e da água presente nos alimentos sólidos — a qual representa cerca de 20% do total de água que consumimos diariamente.

Tipos de água

Ferrugisona: sempre muito utilizada para combater anemia

Radiativa: considerada pesada ao paladar

Fluoretada: ajuda a proteger os ossos e dentes, mas somente quando a quantidade de flúor estiver correta.

Magnesiana: é o tipo de água que auxilia o processo de desintoxicação do fígado e dos intestinos

Carbogasosa: esse tipo de água tem a capacidade de ajudar na digestão e é altamente diurética. É rica em sais minerais e pode auxiliar na reposição de energia.

Hipotermal na fonte: água leve e fácil de ingerir.

Vivencie

Guia

Los Mendozitos

Los Mendozitos
Palestras e Entrevistas

História do chá

História do chá
Guia

Alto da Harmonia

Alto da Harmonia

Para pensar

O cloro utilizado para tratar a água é prejudicial à saúde?

A adição de cloro na água é uma questão que divide especialistas. Alguns declaram existir uma relação entre o consumo de água clorada e incidência de câncer. Outros defendem que a adi...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema