Atualidade

No Brasil, o pioneiro na formação da Dança Movimento Terapia é o CEFID – Centro Internacional de Formação de Dançaterapia, que habilita o profissional a atuar em âmbito nacional ou internacional, por seguir os preceitos da ADTA – American Dance Therapy Association, a primeira a ser fundada nos Estados Unidos, em 1966.

No inicio dos anos 2000, é feita a parceria entre a Mc Gross (atual Centro Brasileiro de Dançaterapia, dirigido por Mirian Loverro, criadora e gestora do programa de Formação em Dançaterapia no país) com o Centro Creativo de la Danzaterapia, em São Paulo. Dessa parceria, é criado e implantado o Programa Brasileiro de Formação em Dançaterapia e da certificação, em São Paulo, da turma pioneira de profissionais em Dançaterapia. Atualmente, a dançaterapeuta Mirian Loverro, diretora do Centro Brasileiro de Dançaterapia, dá continuidade ao trabalho de María Fux em território nacional. O Centro Brasileiro de Dançaterapia conta, em seu corpo docente, com a colaboração de diversos e renomados profissionais brasileiros e estrangeiros.

O amadurecimento da profissão pode ser visto em diversos debates entre profissionais no mundo inteiro, além de haver um número crescente de pesquisas sendo publicadas. Novas escolas que vinculem a terapia às danças vêm se firmando, conforme as novas gerações de profissionais vão se formando e descobrindo novidades na área. Experiências positivas com os mais variados públicos vão consolidando cada vez mais a área.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Balé para crianças

Balé para crianças
Palestras e Entrevistas

Dança contemporânea

Dança contemporânea
Guia

Instituto Brincante

Instituto Brincante

Para pensar

A tecnologia está acabando com as terapias vinculadas à dança?

Justamente pelo fato de o corpo estar muito cindido da mente, pela supervalorização da razão e desconexão com a totalidade, há uma demanda muito grande para práticas alternativas que favoreçam esta ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema