fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Bebidas » Gerais

Bebidas

Estressado? Saiba como preparar 2 calmantes naturais

Não quer se entupir de medicamentos? Os calmantes naturais são boas opções para aliviar o estresse e proporcionar ao corpo grande bem-estar físico e mental
Da redação
31/03/19

O estresse pode deixar muitas pessoas com problemas físicos e mentais. É por isso que é importante manter o equilíbrio e tentar, ao máximo, aliviar toda a tensão que o dia a dia pode proporcionar. E para quem não deseja se entupir de medicamentos, é possível preparar calmantes naturais para relaxar e ter grande bem-estar.

Já reparou como é ruim ficar o dia inteiro nervoso e a ponto de explodir? O estresse pode causar insônia, dor de cabeça, dor nas costas, falta de apetite ou excesso de fome, falta de concentração, falta de memória, problemas respiratórios, alergias, ou seja, tem o poder de mexer com todo o organismo.

E não é que você não deva fazer uso de remédios receitados pelo seu médico, pelo contrário. É de extrema importância seguir à risca o que os profissionais da saúde recomendam. Porém, caso queira complementar o tratamento, ou você realmente não precisa de um acompanhamento, é possível aliviar toda a tensão com simples hábitos.

Os calmantes naturais

Existem diversos tipos de calmantes naturais. Atividades como yoga, pilates, mindfulness, dança, corrida, caminhada, natação, tudo isso é de grande ajuda para quem deseja acalmar os nervos e proporcionar ao corpo grande bem-estar.

Além disso, também é possível preparar alguns calmantes naturais com ingredientes cheios de propriedades benéficas. Os chás são bons exemplos disso.

Erva-cidreira, camomila, valeriana, alfazema, passiflora e erva de são joão são algumas das ervas mais utilizadas para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.

Quer saber como usá-las? Confira, a seguir, 2 receitas de calmantes naturais para o seu dia a dia.

calmantes naturais

Chá de camomila

Além de delicioso, o chá de camomila é ótimo para relaxar e proporcionar uma boa noite de sono.

Ingredientes

2 colheres de chá de flores secas de camomila

1 xícara de água

Observação: a quantidade de ingredientes depende da quantidade de chá que quer preparar.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Quando a água chegar no ponto, adicione as 2 colheres de chá das flores de camomila. Feito isso, tampe o recipiente e deixe repousar por, aproximadamente, 10 minutos. Coe e sirva.

O ideal é tomar o chá sem açúcar, mas caso não goste do sabor, acrescente um pouco de mel. (Tua saúde)

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira tem propriedades calmantes e ajudam a deixar o corpo mais relaxado. Assim como a camomila, proporciona uma boa noite de sono.

Ingredientes

1 xícara de água

Folhas de erva-cidreira

Modo de preparo

Lave bem todas as folhas de erva-cidreira. Em seguida, amasse as folhas da erva-cidreira e reserve. Aqueça a água e adicione as folhas e deixe em infusão por, pelo menos, 10 minutos. Passado esse tempo, você deve coar. Sirva.

Assim como o de camomila, não é recomendada a adição de açúcar na bebida. Porém, se quiser algum sabor, opte por acrescentar um pouco de mel.

Que tal aliviar o estresse e a ansiedade com cursos de culinária? A cozinha é um bom lugar para mandar a tensão embora. Confira nossos cursos online, descubra novos sabores e proporcione ao seu corpo mais saúde.


Recomendados
Bebidas

Como tomar café com consciência

Isabela Raposeiras fala sobre os benefícios de ...

Bebidas

Os benefícios de tomar uma taça de vinho por dia

Redução do colesterol, prevenção de doenças car...