fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Respiração » Pranayama

Pranayama

2 exercícios de respiração para controlar a ansiedade

A ansiedade é um dos transtornos mais comum nas grandes cidades. E entre as práticas que podem ajudar a mudar esse quadro estão os exercícios de respiração
Da redação
25/03/19

A ansiedade faz parte da lista de emoções do ser humano. É comum ficar ansioso quando temos uma prova, ou então quando temos que resolver algum probleminha relacionado a vida pessoal ou profissional. O problema é quando essa preocupação acaba por tomar conta da vida do indivíduo de tal maneira, que ele não consegue sequer fazer atividades básicas do dia a dia. E entre as práticas que podem ajudar esse quadro estão os exercícios de respiração.

Ter uma respiração calma e fluída é de extrema importância para manter a qualidade de vida. Já reparou como uma pessoa nervosa respira? Não tem controle. E isso não faz bem nem para o corpo físico e nem para a mente. É por isso que muitos têm o desejo de aprender a respirar corretamente e, assim, a manter o equilíbrio em um todo.

Respirar da maneira equivocada pode contribuir para o aumento de estresse e ansiedade; falta de energia no corpo, pois deixa o corpo cansado; baixa concentração, pois uma respiração descontrolada deixa o cérebro confuso; má qualidade de sono e insônia, pois o organismo fica agitado; e acúmulo de toxinas.

Respirar corretamente

Em algumas pessoas, a ansiedade pode ser tratada de forma mais natural, sem precisar da ajuda de medicamentos. Mas só um especialista pode avaliar o caso, já que cada organismo é único. Por isso, nunca se automedique.

Com simples exercícios de respiração você pode melhorar os sintomas de ansiedade e estresse, além de proporcionar um dia a dia melhor, em todos os aspectos.

E entre alguns exercícios de respiração, que normalmente podem ser utilizados como um método convencional, estão os pranayamas. Essas técnicas são conhecidas por energizar e harmonizar o corpo. Prana significa energia vital, o que traz vida.  

Confira o passo a passo para 2 pranayamas

Antes de tudo é preciso que feche os olhos e respire profundamente. Tente deixar os pensamentos ruins para lá, pelo menos por aquele momento. O ideal é optar por realizar esses exercícios em um local mais calmo, para que não tenha muito interferência externa.

Feito isso, comece os exercícios de respiração.

exercícios de respiração

Nadi shodhana

Relaxe, permaneça sentado com os olhos fechados. Se conseguir, você pode ficar na postura de lótus, ou então sentado na cadeira mesmo. Coluna reta, é o momento de relaxar.

Pegue o dedão esquerdo e obstrua a narina esquerda. Inspire pela narina direita. Encha os pulmões e troque a narina em atividade. Tampe a narina direita e expire pela narina esquerda. Feito isso, inspire mais uma vez pela narina que acabou de expirar e troque a narina em atividade. Expire pela outra.  

Esse exercício deve ser realizado continuamente. O indicado é realizar um ciclo completo de 5 rodadas. Você pode, e deve, aumentar a prática por pelo menos 10 minutos ao dia.

Bhastrika

Esse exercício pode ser realizado sentado ou de joelhos. Caso tenha espaço, faça o pranayama na posição de lótus.

Coloque as duas mãos na região do abdômen. Feito isso, inspire e expire rápido, lembre da respiração de um cachorrinho. O abdômen deve “entrar e sair”, seguindo o ritmo da sua respiração.

O ideal é fazer três ciclos desse exercício, cada ciclo com dez bhastrikas. Assim como o nadi, você deve aumentar o ciclo, mas só se estiver à vontade, respeite o limite do seu corpo.

Lembre que antes de realizar qualquer tipo dessas práticas é preciso conhecer um pouco mais sobre o seu corpo e, se necessário, ter o aval do seu médico.

Também não adianta realizar os pranayamas se a sua respiração é desequilibrada no dia a dia, por isso fique sempre atento e respire corretamente. Verifique se a respiração utiliza o movimento involuntário e natural do diafragma.

Gostou dessas dicas? Conheça o curso Mindfulness: meditação em movimento e aprenda técnicas para acalmar a mente, melhorar a respiração e ganhar bem-estar.


Recomendados
Pranayama

Três técnicas de respiração para melhorar sua saúde

Estresse, ansiedade, angústia e agitação são al...

Pranayama

Pranayamas: purificar corpo e mente

Aprenda 15 dicas de técnicas tradicionais do ha...

Pranayama

Técnicas de respiração: conheça a respiração da raiz

A respiração da raiz é uma das técnicas de resp...

Pranayama

Pranayamas: três tipos para melhorar sua saúde

Pranayamas podem amenizar estresse, ansiedade, ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *