fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Tai Chi » Gerais

Gerais

Tai Chi Pai Lin: exercícios de respiração

As técnicas respiratórias do tai chi pai lin ajudam a renovar o ar e a captar a energia da natureza
Da redação
01/11/19

Que tal aprender a respirar melhor com o tai chi pai lin, a técnica trazida pelo taoísta Liu Pai Lin que ajuda a captar a energia da natureza, entrar em equilíbrio com o Todo e trazer benefícios para a sua saúde?

Confira no vídeo abaixo como isso é possível por meio de exercícios simples e práticos. Nesta aula, a professora de Tai Chi Pai Lin Jerusha Chang ensina duas técnicas de respiração Lin baseadas em dois animais milenares: tartaruga e grou.

“Os sábios taoistas se inspiraram nesses animais para que os seres humanos pudessem se beneficiar da saúde e vida”, declara Chang.

Quando praticar Tai Chi Pai Lin

“É recomendada a realização dessas formas de respiração, especialmente pela manhã, de preferência no horário mais próximo do nascer do sol”, alerta a professora.

Técnicas de respiração do Tai Chi Pai Lin

1. Respiração da tartaruga

A prática da respiração da tartaruga é profunda e mais simples, ideal para renovar o ar dos pulmões. É feita com as mãos no baixo ventre, contraindo o mesmo, inspirando naturalmente e expirando o ar pela boca.

2. Respiração do grou

Pelo Tai Chi Pai Lin, a respiração do grou capta a energia da natureza. Sua característica é inspirar pela boca e expirar pelo nariz, enfatizando a inspiração e emitindo um som específico, característico do próprio animal na natureza.

benefícios do tai chi pai lin

Respiração raiz pelo Tai Chi Pai Lin

Dentro da respiração do grou já existe o princípio da respiração raiz. Nela, mantemos a nossa atenção e olhar na raiz do corpo, ou seja, na região do umbigo.

A respiração da raiz, também chamada de respiração pré-natal ou respiração fetal, é uma técnica dos antigos sábios chineses para o cultivo da energia vital.

Essa técnica diferencia-se das convencionais por ter um princípio que prioriza a circulação da energia através de movimentos que vão além da respiração pulmonar.

Estimula-se a pulsação física na região do umbigo, promovendo um movimento delicado, lento e ritmado. A pulsação ocorre com a respiração natural e espontânea, em um estado semelhante ao do bebê no útero, levando ao “retorno à origem fetal”, isto é, o movimento e a energia vital retornam à raiz da vida (umbigo).

De acordo com Jerusha Chang, é nessa região que fica a respiração original e mais primitiva do ser: por meio do o cordão umbilical. Portanto, é uma grande prática do taoísmo buscar essa respiração que vem de nossa essência.

A professora ainda ressalta que as respirações, em especial a respiração raiz, são a porta de entrada para a meditação e podem trazer benefícios em qualquer horário e situação.

Curso de meditação online

Agora que você conhece os benefícios da respiração pelo Tai Chi Pai Lin, que tal ir mais a fundo e respirar adequadamente também durante a meditação?

Conheça nosso curso online de mindfulness: meditação em movimento. Além de exercícios respiratórios, você aprende a estar sempre no momento presente em quaisquer sentimentos, emoções e sensações. Experimente!


Recomendados
Gerais

Tai chi chuan para diminuir os sintomas de Parkinson

O Tai chi chuan beneficia o equilíbrio e a forç...

Gerais

Tai chi chuan pode melhorar o equilíbrio

Prática corporal chinesa mostrou bons resultado...

Gerais

Tai chi chuan: quais são seus benefícios?

O tai chi chuan é um sistema antiestresse: além...

Gerais

Tai Chi Chuan e Meditação na rotina escolar: uma educação para o presente

Regina Migliori, fundadora do Instituto Miglior...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *