fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Iridologia

O que é

A iridologia baseia-se no fato de que a íris é formada por fibras nervosas. Em razão disso, ela seria capaz de receber informações de todo nosso sistema nervoso. A partir dessa leitura dos olhos, um iridologista poderia apontar desequilíbrios físicos e emocionais.
O exame é feito com um iridoscópio, instrumento que permite observar a íris em seus minúsculos detalhes. Após essa análise, os iridólogos afirmam que é possível fazer alguns prognósticos sobre a saúde do paciente.
Os iridologistas acreditam que mudanças nos padrões e marcas na íris podem ser utilizados para revelar condições emergentes em todas as partes do corpo e identificar fraquezas herdadas, as quais, por sua vez, poderiam levar a doenças físicas e emocionais.
No Brasil, a iridologia ainda não é uma prática regulamentada. Esse tipo de terapia também não possui base científica suficiente. Ainda faltam estudos sérios sobre o tema. A maioria das investigações e os estudos de caso-controle feitos até agora sugerem que a iridologia não é um método de diagnóstico válido.

Aprofundamento

Estudo sobre iridologia 

Iridologia: revisão sistemática 

Reunião de investigações sobre iridologia 

Sociedade Brasileira de Iridologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *