fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

O que é

A dieta orgânica não exclui nenhum tipo de alimento. Para segui-la é necessário, no entanto, consumir apenas produtos feitos sem o uso de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, insumos artificiais, hormônios, antibióticos, organismos geneticamente modificados ou fertilizantes químicos. Isso confere a esse tipo de alimentação baixíssimos níveis de toxicidade, o que, por sua vez, pode representar benefícios para a saúde dos indivíduos.
Tais alimentos não podem sofrer qualquer tipo de radiação ionizante quando são processados, pois isso gera, muita vez, substâncias cancerígenas como o benzeno. Esse tipo de radiação é capaz de interagir com os átomos neutros. Isso ocorre quando os alimentos são expostos a raios-gama, raios-x ou feixes de elétrons. Esse tipo de procedimento é utilizado basicamente para destruir bactérias, micróbios e micro-organismos. A radiação ionizante também aumenta duração dos alimentos. Os produtos orgânicos não passam por esse processo.
Portanto, para comer apenas produtos orgânicos é necessário ter acesso a uma produção agrícola feita a partir de um sistema isento de substâncias nocivas à saúde humana e não processados.
Em razão disso, os adeptos da dieta orgânica nas grandes metrópoles, muita vez, acabam pagando mais caro por produtos que não são expostos a pesticidas químicos ou fertilizantes.
A produção e o consumo de orgânicos busca melhorar a qualidade de vida da sociedade e proteger o meio ambiente. O Brasil ocupa o terceiro lugar mundial em área cultivada com orgânicos.
Segundo o Ministério da Agricultura, a produção e a comercialização dos produtos orgânicos no Brasil foram aprovadas pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Essa lei foi regulamentada no dia 27 de dezembro de 2007, após a publicação do Decreto Nº 6.323. Na agricultura orgânica os insumos devem todos ser fitossanitários, esses produtos, por sua vez, precisam da aprovação do Ministério da Agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *