fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Cidades » Gerais

Gerais

Floresta na laje

Telhado verde pode reduzir temperatura de prédio em mais de 5%, segundo estudo da USP
Bruno Torres
27/09/19

Plantar árvores no topo de prédios ajuda a reduzir as ilhas de calor, responsáveis por elevar em até 10° C a temperatura da cidade de São Paulo, segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Não se sabe ainda qual seria o impacto desse tipo de iniciativa em larga escala, mas, ao comparar um prédio com teto verde com outro apenas de concreto, ambos situados no centro da capital, o estudo registrou que o primeiro apresentou temperatura 5,3° C mais baixa e umidade do ar 15,7% maior. 

Os edifícios selecionados para a pesquisa foram a sede da prefeitura de São Paulo e o Mercantil/Finasa, ambos localizados ao lado direito do Vale do Anhangabaú. Por estarem próximos, eles encontram-se nas mesmas condições atmosféricas. Em seus topos, foram instalados sensores que mediram temperatura e umidade relativa durante mais de um ano.

Segundo o geógrafo Humberto Catuzzo, autor da pesquisa, os telhados verdes são capazes de absorver em torno de 30% da luz solar. Isso porque parte da luminosidade é retida pelas plantas para realização da fotossíntese, o que diminui a radiação refletida para a atmosfera. Para Catuzzo, a instalação de tetos ecológicos verdes poderia servir ainda para solucionar o problema da falta de espaço para áreas verdes na cidade e a expansão desse uso poderia contribuir para a formação de novos ecossistemas.  

CATUZZO, Humberto. Telhado verde: impacto positivo na temperatura e umidade do ar. O caso da cidade de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humandas da USP. Universidade São Paulo, São Paulo. Disponível em <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-18122013-123812/pt-br.php> 


Recomendados
Poluição

Tipos de poluição: como o excesso de estímulos prejudica a saúde

Os diversos tipos de poluição das grandes cidad...

Gerais

Paulo Ito e o grafite que incomoda

Artista expõe em suas obras situações problemát...