fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Cidades » Gerais

Gerais

Haddad fala sobre política ambiental

Portal NAMU entrevista prefeito de São Paulo sobre a adoção de medidas sustentáveis no município
Bruno Torres
27/05/15

Em entrevista para o Portal NAMU, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), falou da agenda ambiental da atual administração municipal. Segundo ele, a prefeitura pretende tratar 25% do lixo seco da cidade. Atualmente, a cidade de São Paulo recicla apenas 2% do lixo produzido diariamente na capital paulista.

A nova central mecanizada de triagem, a primeira da América Latina, foi inaugurada em 5 de junho. Localizada na Ponte Pequena, na região do bairro do Bom Retiro, ela vai receber 250 toneladas de resíduos por dia. Mesmo assim, a quantidade de lixo reciclada na cidade é pequena frente às 20 mil toneladas de lixo produzidas diariamente pelos paulistanos.

O prefeito também falou do atraso na agenda ambiental do município. Nesse sentido, o Plano Diretor, organizado pelo vereador Nabil Bonduki (PT), é uma tentativa da Prefeitura de criar novas diretrizes para o crescimento da cidade, com mais áreas arborizadas e habitações de interesse social.

No entanto, algumas críticas são feitas ao Plano. A nova norma pretende, por exemplo, oferecer benefícios para as construtoras que quiserem erguer prédios com poucas vagas de garagem e sem muros em regiões próximas às estações do Metrô. Isso pode acabar com as casas e sobrados de locais como Vila Madalena e Pompeia, na zona oeste, e Vila Mariana, na zona sul — o que já está ocorrendo.

Haddad também falou sobre os benefícios de incluir produtos orgânicos nas merendas das escolas municipais. A prefeitura e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) assinaram, no ano passado, um contrato de entrega de 930 toneladas de arroz orgânico, no valor de R$ 2,4 milhões, para alimentação escolar dos alunos de toda a rede pública municipal. O acordo foi firmado com a Cooperativa dos Trabalhadores dos Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), ligada ao MST.

Saiba mais 

Desafios da coleta seletiva em Sampa

Plano diretor quer São Paulo mais verde

Orgânicos são mais nutritivos

 


Recomendados
Poluição

Tipos de poluição: como o excesso de estímulos prejudica a saúde

Os diversos tipos de poluição das grandes cidad...

Gerais

A grande vitrine dos produtos naturais

Feiras apresentam novidades da agroecologia, or...