Atualidade

Influência teórica e organização dos partidos políticos: O sentido atual de “partido de esquerda” aprofundou o seu sentido com o marxismo. Até hoje se utiliza o termo para partidos com afinidades socialistas, comunistas, revolucionárias ou com base nos trabalhadores. A cor vermelha é predominante, simbolizados pela foice e o martelo, os quais representam a união entre o proletariado e o campesinato.

O marxismo também possui grande influência nos movimentos sociais. No Brasil, se destacam grupos que reivindicam os direitos à terra, como o MST; à habitação, como MTST; e a maioria das centrais sindicais. Há também uma parte do ativismo, especificamente alguns setores do movimento anarquista e até mesmo ecológicos, com vínculos com o pensamento marxista.

Grande capacidade de crítica econômica, social e cultural. A ideia de práxis-teoria é um legado do marxismo que se estende aos dias de hoje. O marxismo oferece muitas chaves de leitura que ajudam a compreender como as formas atuais de sociabilidade do espaço das cidades, as propagandas dos produtos de mercado, as patologias no campo da medicina e mesmo o poder da mídia são oriundos do arsenal ideológico produzido pelo capitalismo. Há pensadores que trilharam ou caminham por esse legado, por exemplo, o famoso historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) e o filósofo esloveno e midiático, Slavoj Žižek (nascido em 1949).

Para pensar

Marx pensa o comunismo como a liberdade plena. Mas como seria possível unir de forma igualmente plena os interesses individuais e coletivos no comunismo?

O grande problema teórico é a concepção sobre o que seria a natureza humana. Se para o marxismo não há uma essência transcendente e a-histórica sobre a liberdade humana, o que permite contrapor a ca...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema