fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Filosofias Orientais » Gerais » Yoga

Gerais

9 benefícios do Tai Chi e como começar

Não se sabe ao certo a origem do Tai Chi Chuan, mas reza a lenda que a prática foi criada por Chang San Feng, monge taoísta nascido no século 13 d.C. Ainda de acordo com a história popular, ele teria criado a atividade após assistir a uma luta entre uma garça e uma serpente.   […]
Equipe Namu
04/04/21
Não se sabe ao certo a origem do Tai Chi Chuan, mas reza a lenda que a prática foi criada por Chang San Feng, monge taoísta nascido no século 13 d.C. Ainda de acordo com a história popular, ele teria criado a atividade após assistir a uma luta entre uma garça e uma serpente.   Segundo a lenda, o combate entre os dois animais durou muito tempo, mas em todo ele o monge observou características peculiares das duas espécies. Em ambos os casos, elas demonstravam flexibilidade, leveza, energia, rapidez e acuidade em seus movimentos. Justamente o conjunto de todas essas habilidades é que teria inspirado Chang San Feng a desenvolver o Tai Chi.   Os movimentos da prática são circulares, lentos, silenciosos e exigem do praticante concentração, coordenação motora e equilíbrio. Por isso, é considerado uma verdadeira meditação em movimento, que oferece benefícios incríveis. Conheça 9 deles a seguir.  

1. Força muscular

  De acordo com a Universidade de Havard, o Tai Chi pode ser comparado a um treinamento de resistência e caminhada rápida. Quando praticado regularmente, a técnica pode fortalecer os músculos superiores e inferiores do corpo, incluindo os músculos das costas e do abdômen.   E dependendo da velocidade dos movimentos, a prática pode se equiparar a um treinamento aeróbico. Assim, além do fortalecimento muscular, ela pode beneficiar o sistema cardiovascular.

2. Mais equilíbrio

  Por causa da fluidez dos seus movimentos, o Tai Chi proporciona mais equilíbrio. É claro que isso é importante em qualquer fase da vida, mas é na terceira idade, quando há um declínio nos padrões de equilíbrio, é que esse benefício se torna mais relevante.    Ele reduz consideravelmente o número de quedas em idosos e consequentemente dos casos de fraturas nos quadris e fêmur. Só para se ter uma ideia, essas são as que mais causam complicações e mortes em adultos acima dos 70 anos.  

3. Bem estar físico e emocional

  Graças às suas técnicas de respiração coordenadas e profundas, o Tai Chi energiza tanto o corpo quanto a mente. Segundo as tradições orientais, a prática melhora o fluxo de Qi pelo corpo, uma força de energia que precisa ser bem distribuída para oferecer bem-estar físico e mental.   Além do Qi, o Tai Chi também leva em conta o Yin e Yang, conceito que une duas forças opostas e complementares responsáveis por gerar a energia vital dos seres vivos. A técnica busca exatamente o equilíbrio entre essas duas forças para beneficiar corpo e mente.  

4. Fortalece o sistema imunológico e combate doenças cardíacas

  Ao equilibrar as forças vitais do organismo, o Tai Chi Chuan fortalece o sistema imunológico, combatendo uma série de doenças como gripes, resfriados, herpes, pneumonia entre várias outras.    Um estudo realizado pela Universidade Nacional de Taiwan apontou que a prática também melhora a circulação sanguínea e reduz os níveis de triglicerídeos, glicose e colesterol nas pessoas, reduzindo, portanto, os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.  

5. Combate e trata dores articulares 

  A prática milenar é considerada uma atividade de baixo impacto e por isso, pode ser praticada por pessoas de todas idades e condições de saúde. Aliás, ela melhora a flexibilidade e estimula a lubrificação das articulações, o que é ótimo para prevenir e tratar a artrite e problemas nos joelhos.  

6. Contribui para a socialização de crianças, adultos e idosos

  Ademais, esse é outro benefício do Tai Chi Chuan que não pode passar despercebido: a sua capacidade de promover a socialização. Por ser uma atividade que geralmente é praticada em grupo, ela ajuda a fazer novas amizades. Isso, por sua vez, afasta sentimentos negativos como solidão e depressão.  

7. Promove o alinhamento postural e melhora dores nas costas

  E como se já não bastassem todos os benefícios citados anteriormente, os exercícios de Tai Chi também melhoram a postura dos seus praticantes. Esse alinhamento postural se mostra benéfico no combate a problemas como escoliose, hérnia de disco, lombalgia entre vários outros. Com poucas sessões da prática já é possível sentir o alívio das dores provocadas pela má postura.  

8. Alívio para o estresse e ansiedade

  Por promover o relaxamento mental e muscular, a prática se torna um verdadeiro antídoto contra o estresse e a ansiedade. Pelo mesmo motivo, a atividade melhora a qualidade do sono e auxilia a emagrecer.  

9. Ajuda a eliminar toxinas

  Como toda a atividade física, o Tai Chi também faz com durante os seus exercícios o praticante transpire, aumentando, inclusive, a sua ingestão de água. A partir disso, a prática auxilia o organismo a eliminar toxinas, tanto pelo suor como pela urina.  

Como começar a praticar Tai Chi Chuan

  Para dar os primeiros passos no Tai Chi tudo o que você precisa é de roupas confortáveis e de um espaço amplo para realizar os movimentos. Por ser uma atividade que conecta a pessoa com a natureza, o ideal é que ela seja praticada ao ar livre.   Na sequência, você precisa conhecer os movimentos certos para iniciantes, incluindo as melhores técnicas de respiração. Neste artigo você vai conhecer alguns exercícios respiratórios para começar a praticar e neste, como a técnica pode ser aplicada para diminuir os sintomas do mal de Parkinson.   Já quanto aos movimentos, estes devem ser realizados com total concentração, fluidez e sempre combinados com as técnicas respiratórias. Além disso, não se deve esquecer que por se tratar de uma arte marcial milenar chinesa, a atividade pode incluir chutes, socos e movimentos de defesa.  Entretanto, não se assuste, pois todos eles são executados em ritmo lento e por isso, são super fáceis!   Agora que você já conhece 9 dos muitos benefícios proporcionados pelo Tai Chi, já pode adotar a filosofia oriental em seu dia a dia. Conheça as aulas online de yoga e meditação da Namu e transforme o seu corpo e a sua mente onde e quando quiser.  


Recomendados
Gerais

A filosofia estóica e sua relação com a nossa vida

Não é segredo que desde que as primeiras corren...