Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Dicas de iluminação para sua casa

Modernos ou tradicionais, luminárias e abajures podem dar um toque especial na decoração dos ambientes

Broto LED

A iluminação, seja ela natural ou artificial, é um fator importante em qualquer ambiente. Grandes espaços geralmente requerem luminosidade mais ampla e difusa. Nesses casos, as luminárias são mais indicadas. Quando se trata de recintos pequenos, os abajures são ideais por diminuirem e focalizarem a intensidade da luz. Atualmente, empresas e designers oferecem uma infinidade de modelos para os mais variados gostos e necessidades.

Para criar um clima aconchegante, o primeiro passo é verificar qual é a iluminação correta para cada local e situação. Além de clarear o ambiente, uma luminária ou abajur pode realçar bem a decoração de uma casa. Eles podem ser usados no quarto, na sala, na cozinha e até mesmo no banheiro.

Para sabermos escolher a melhor luminária é importante saber que existem dois tipos de projeções de luz: direta e a indireta.

A luz direta é a mais adequada para iluminar uma área específica, como um cabeceira de cama ou uma mesa de escritório. Sua vantagem é a economia da energia, uma vez que ela pode ser utilizada para necessidades individuais. É importante lembrar que quanto maior for a distância entre a luz e o objeto, menor será sua intensidade e maior a área atingida.

Já na indireta, o feixe luminoso é rebatido em uma superfície e distribuído para todo o ambiente, o que dá uma sensação de suavidade. Esse tipo de iluminação pode ser disposta em vários ambientes da casa: na mesa, no chão e até mesmo no teto. É bom ressaltar que para utilizar iluminação indireta, o mais adequado é ter as paredes e o teto claros.

Com o avanço da tecnologia, os consumidores procuram cada vez mais modelos diferentes de abajur para decorar suas casas. Muitos deles já saem da fábrica com LEDs (light emitting diode), componente eletrônico que emite luz e é bastante utilizado por ser econômico, não esquentar como as lâmpadas convencionais e ter maior durabilidade.

De toques sofisticados a materiais recicláveis, as peças ganham formas divertidas e indicadas para todas os gostos.

Luminárias

Com modelo inusitado, a luminária sem fio Tripé pode ser usada em qualquer ambiente da casa e se diferencia das demais por ter pernas multidirecionais. Ela possui três LEDs e pode funcionar até 12 horas.

Luminária Tripé
Luminária Tripé

A luminária Broto LED é ligada diretamente na tomada. Porém, o consumo de energia é baixo, de apenas 1watt. Pode ser usada na decoração da casa, nos corredores e nos quartos para luz noturna, além de ter utilização terapêutica e cromoterápica.


Foto: Nathália Kamura

Para quem gosta de um design mais inusitado, mas não abre mão da economia de energia, a luminária Disco Voador LED é uma ótima opção, pois consome no máximo 4,5 W. Ela é feita de materiais domésticos, como fruteiras e ralos de cozinha. A peça muda de cor quando tocamos em sua superfície.


Luminária Disco Voador

Quem nunca parou para admirar o céu a noite? Esse abajur incomum projeta mais de mil estrelas no quarto. Além disso, tem a opção mudar as imagens conforme a data, hora e latitude dos astros. É uma boa opção para quem gosta de astronomia e deseja uma peça diferente.


Luminária Mapa das estrelas

A luminária de lava é uma opção para quem deseja uma peça decorativa diferente. Sua luminosidade é indireta e sua cor muda de acordo com os ajustes feitos em sua configuração. Produzida com material reciclável, ela pode ser usada em qualquer parte da casa e serve para meditação, cromoterapia e feng shui.


Luminária Solar

A Cubo Love é ideal para iluminação e decoração de mesas em quartos ou salas. Ela é feita de PET reciclado unido por canaletas de PVC e fechado com desenhos feitos em papel japonês sintético.


Luminária Cubo Love

Para quem gosta de um toque floral, esta luminária é perfeita. O tecido que a recobre ameniza a intensidade da luz e proporciona uma sensação de acolhimento.


Luminária Floral

Todas essas luminárias podem ser encontradas na internet e nas lojas:
Solar  Rua Inácio Pereira da Rocha, 127 - São Paulo, SP
Oppa Design  Rua Aspicuelta, 153 - São Paulo, SP
Ôoh de Casa – Rua Fradique Coutinho, 899 - São Paulo, SP

Fotos: Nathália Kamura


Veja também
Decore sua casa com ideias criativas
Flores e plantas em ambientes pequenos
Decore sua cozinha com o feng shui