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Alimentos saudáveis para a menopausa

A menopausa é o fim do ciclo menstrual. É quando uma mulher não produz mais óvulos e, consequentemente, o organismo não espera mais uma gravidez
Da redação
06/05/19

A menstruação é algo comum na vida de toda mulher. Normalmente, o ciclo menstrual começa ainda na adolescência, não há um dia certo, depende muito de cada organismo e da genética de cada uma. Porém, assim como inicia, a menstruação tende a acabar. É essa fase de término que chamamos de climatério, período que acontece antes da menopausa.

De uma forma geral, a menopausa nada mais é do que o fim do ciclo menstrual. É quando uma mulher não produz mais óvulos e, consequentemente, o organismo não espera mais pela gravidez, é a parada das menstruações.

Mulheres entre 45 e 55 anos começam a sentir os primeiros sintomas da menopausa, entre eles: alterações de sono, irregularidade na menstruação, cabelos e unhas quebradiços, pele seca, secura vaginal, ondas de calor, diminuição da libido, arrepios de frio, ansiedade e depressão.

Os sintomas nem sempre atingem as mulheres da mesma forma. Em algumas aparecem mais fortes, já em outras mais brandos, mas um ou outro sempre irá surgir.

Como tratar a menopausa

O primeiro a se fazer é pedir a orientação de um médico. Se tem idade entre 45 e 55 anos e perceber que tem alguns desses sintomas, pode ser que esteja entrando na menopausa.

Muitos médicos aconselham a reposição hormonal para abrandar os sintomas da menopausa, o que contribui para um bem-estar maior e mais qualidade de vida. Inclusive, problemas emocionais como irritabilidade, estresse, ansiedade e depressão podem ser aliados com a reposição.

Mas não pense que é só ir na farmácia e se automedicar. Há casos que a suplementação de hormônios pode prejudicar a saúde. Trombose, doenças cardiovasculares, sangramento vaginal e distúrbios hepáticos estão entre os problemas mais comuns. O ideal, em todos os casos, realmente é procurar a ajuda de um médico. Explique o que sente, ele fará algumas avaliações e passará o remédio certo para cada tipo de organismo.

menopausa

Hábitos saudáveis durante o climatério

Para quem não quer fazer uso de medicação, é possível tentar aliviar os sintomas do climatério com hábitos saudáveis e naturais.

A prática de atividades físicas é uma boa alternativa para quem deseja deixar o corpo e a mente em dia. Ao realizar constantemente, estimula a produção de hormônios que contribuem para o bem-estar. A endorfina, por exemplo, ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade e proporciona bom humor.

Corrida, caminhada, pilates, yoga, natação, ciclismo, trekking, musculação, dança, treino funcional, não importa. Você deve escolher a atividade que mais gosta e praticar regularmente, de preferência de duas a três vezes por semana.

Terapias “alternativas” como a homeopatia e a fitoterapia também são ótimas. A homeopatia trata o indivíduo como único, é um tratamento individualizado. Ao chegar no consultório, você conversa com o especialista e explica o que sente detalhadamente e o que mais incomoda. Ele avaliará a situação e falará o que pode ser feito para melhorar a situação.

A fitoterapia também é mais individual. O uso das plantas no período do climatério pode ser de grande ajuda para abrandar os sintomas da menopausa. Os óleos essenciais usados na aromaterapia também são outras opções. Lembre-se de nunca se automedicar, mesmo que os produtos sejam naturais.

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Alimentos e menopausa

Uma outra forma de ajudar a mulher a passar mais tranquila pelo climatério é por meio de uma alimentação saudável. Você já deve ter reparado que determinados alimentos, principalmente os industrializados, podem deixar o seu estômago pesado e, consequentemente, o seu humor não tão legal.

Alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, têm propriedades funcionais e colaboram para um dia a dia cheio de energia e bem-estar.

O que comer

Oleaginosas como castanha do pará, castanha de caju, nozes e amêndoas devem entrar no cardápio das mulheres que estão entrando na menopausa, mas com moderação, é claro. Os óleos vegetais também, eles são fontes de boas gorduras e vitaminas, como a vitamina E, e contribuem para o bem-estar do corpo, assim como abrandam as ondas de calor geradas nesse período.

Leguminosas (feijão, lentilha, fava, ervilha, soja, grão de bico) são ricas em proteínas, importantes para o fortalecimento muscular. Quem come produtos de origem animal, também encontra na carne as proteínas. O peixe, fonte de ômega 3, substância importante para esse período do climatério, é um bom aliado também. Vegetarianos e veganos encontram na linhaça boas quantidades de ômega 3.

O cálcio é um mineral importante na vida de qualquer pessoa, não importa a idade. Na menopausa, ajuda a manter a massa óssea. Folhas verdes como couve, espinafre e agrião contêm cálcio na composição.

O magnésio é outro mineral aliado do bem-estar. Cereais, de preferência integrais, grãos e oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) também fazem parte da lista dos ingredientes com o mineral. Ele atua no bom humor.

Frutas como laranja, limão, kiwi, acerola, tangerina, lima e jabuticaba são fontes de vitamina C e possuem ação antioxidante. Essa substância ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células (pele) e doenças crônicas, como câncer.

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