fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegana » Gerais

Gerais

Aprenda 3 receitas plant based para o seu dia a dia

Diferente da alimentação vegana, a plant based não utiliza ingredientes altamente processados, a ideia é compor os pratos com o que a terra dá
Da redação
15/07/19

A alimentação plant based tem caído na graça de muitas pessoas. E não é para menos, já que o cardápio, além de vegano, é altamente nutritivo. Quem procura reeducar os hábitos alimentares e proporcionar ao corpo todos os nutrientes que necessita, encontra nesse cardápio uma ótima alternativa.

Diferente da alimentação vegana, a plant based não utiliza ingredientes altamente processados/ industrializados. A ideia é compor os pratos com o que a terra dá, ou seja, a maioria dos alimentos são 100% naturais. Por conta disso, a alimentação à base de plantas, como também é conhecida, ajuda a regular o intestino, por conta das fibras presentes; tem ação antioxidante; fortalece o sistema imunológico; ajuda a controlar o açúcar no sangue; e manter o controle do peso.

Já pensou em ter todos esses benefícios no seu dia a dia? Pensando nisso, o Namu separou 3 receitas plant based para você experimentar e ainda proporcionar ao organismo tudo de melhor.

Receitas plant based – passo a passo

Risoto de tomate e hortelã

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo

1 kg de tomate em cubos

2 cebolas em cubos

4 dentes de alho picados finamente

1 maço de hortelã

¼ xícara de açafrão ralado

1 colher de sopa de páprica picante

2 colheres de sopa de chimichurri

Caldo de legumes caseiro

Sal a gosto

Modo de preparo

Para iniciar a receita, faça um caldo de legumes caseiro bem saboroso. Para isso, coloque uma panela no fogo com água e junte cascas e aparas de legumes, talos de ervas, folhas de louro, especiarias, ou seja, tudo o que tiver. Deixe ferver por, pelo menos, 1 hora, ou até que os sabores tenham passado para o caldo.

Feito isso, em uma frigideira alta, refogue o alho, a cebola, o açafrão e metade do tomate com um fio de azeite, mexendo bem até ficar bem dourado. Tempere com uma pitada de sal e chimichurri, e, em seguida, acrescente o arroz. Deixe que o grão doure por completo e vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo em sentido horário e, dessa forma, cozinhe o grão.

Toda a vez que o líquido secar, adicione mais um pouco do caldo de legumes. Continue sempre mexendo em sentido horário, até que o grão esteja macio. Acerte os temperos com sal e páprica picante e finalize com uma boa dose de azeite e folhas de hortelã rasgadas.

plant based

Croquete de grão de bico e escarola

Ingredientes

2 xícaras de grão de bico cozido

1 xícara de farinha de trigo integral

1 cebolas em cubos

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de tahine

2 colheres de sopa de zaatar

½ maço de coentro

1 maço de escarola

1 colher de sopa de lemon pepper

1 limão

½ xícara de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

Farinha de linhaça para empanar

Modo de preparo

Antes de iniciar a receita, deixe o grão de bico de molho por até 24 horas, troque a água a cada 8 horas. Feito isso, cozinhe o grão de bico em água ou caldo de legumes até que a leguminosa comece a se desmanchar. Transfira o grão escorrido ainda quente para o processador e bata-o até obter um purê.

Tempere esse purê com tahine, zaatar, coentro, lemon pepper, limão, azeite, sal e pimenta do reino. Em paralelo, refogue o alho e a cebola em um fio de azeite, adicione as folhas de escarolas rasgadas e mexa tudo rapidamente. Adicione a escarola refogada ao purê de grão de bico e processe mais uma vez.

Acerte o ponto da massa com farinha de trigo, lembrando sempre de adicionar a farinha aos poucos para não ressecar a massa. Quando ele estiver em ponto de bolear, está pronto. Molde os croquetes com as mãos, empane-os na farinha de linhaça e disponha-os lado a lado em uma assadeira previamente untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos, ou até que estejam firmes.

Almôndega de quinoa crocante

Ingredientes

1 xícara de quinoa cozida

1 xícara de quinoa tricolor crua

500 g de tofu firme

1 abobrinha ralada

1 xícara de farinha de arroz

½ xícara de farinha de linhaça

1 colher de sopa de pimenta síria

2 colheres de sopa de chimichurri

2 colheres de sopa de lemon pepper

1 cebola em cubos

2 dentes de alho picados finamente

1/2 xícara de azeite extravirgem

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em um processador, coloque os cubos de tofu, a quinoa cozida, a pimenta síria, o chimichurri, o lemon pepper, o sal e o azeite. Processe tudo até obter uma massa homogênea. Em paralelo, refogue a abobrinha ralada no alho e na cebola com azeite. Acerte temperos com sal e pimenta do reino e adicione essa abobrinha à massa. Acerte o ponto com farinha de linhaça e farinha de arroz, até que você consiga moldar as almondegas. Empane-as nos grãos de quinoa crua, transfira tudo para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos, ou até que estejam firmes. Fica uma delícia servido com um molho pesto.

Anotou tudo? Que tal aprender muito mais? No curso Descomplicando a alimentação plant based você tem a oportunidade de aprender o passo a passo de receitas incrivelmente deliciosas e super saudáveis. Não perca mais tempo!


Recomendados
Gerais

Carnismo: você já ouviu falar?

Para psicóloga Melanie Joy, o carnismo é uma id...

Gerais

Comida de rua vegana e sustentável

Cozinhas sobre rodas superam modismo, sofistica...

Gerais

Curso de sobremesas e dicas veganas para você e o seu negócio

Aulas ensinam receitas saudáveis para o dia a d...

Gerais

Sobremesas veganas: nada se perde, tudo se transforma

Conheça as possíveis substituições mais saudáve...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *