fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Comfort food: o que é e quais são os benefícios

O comfort food faz um elo entre o ser humano e suas memórias. Traz paz e pode funcionar como um escape para os piores momentos
Da redação
13/02/19

Nem todo o dia sai como gostaríamos que saísse. O sentimento de frustração toma conta e nos sentimos para baixo, sem ânimo para nada. Então, de repente, aparece uma vontade de comer aquele prato específico, ou até um simples doce. O desejo de sentir o sabor daquele alimento é tanto que, ao colocá-lo na boca, parece que a angústia vai desaparecendo aos poucos, como se de alguma maneira a comida trouxesse conforto para aquele momento. E traz, isso é o comfort food.

O comfort food é um tipo de alimentação totalmente ligado ao emocional do ser humano. É quando uma comida te lembra a infância. É aquela receita caseira que só sua mãe ou sua avó sabem fazer. É um prato com um enorme significado emocional. É quando algo te marca, pode ser o cheiro do bolo ou do café, ou o sabor inconfundível daquela sopa.

O conceito também representa aquelas pessoas que moram fora do país de origem. Comer uma feijoada, ou um bolo de fubá, pode ser uma maneira de matar as saudades do Brasil, por exemplo. O comfort food faz esse elo entre o ser humano e suas memórias, traz paz e funciona como um escape para o alívio da dor.

Comfort food no cardápio

Como os sentimentos são individuais, o comfort food também é. O que pode ser desejado por um, pode não ser pelo outro, até porque cada pessoa tem uma história de vida. Por isso, definir um cardápio com esse conceito varia de indivíduo para indivíduo.

Um menu com alimentos que trazem conforto pode ser saudável ou calórico. Lasanha, feijoada, macarronada, sopa, caldo, bolo, sobremesa e sanduíche podem ser considerados comfort food, assim como uma simples salada. Além disso, alguns produtos industrializados, que normalmente contêm níveis altos de carboidratos e açúcares, também podem entrar nessa lista.

comfort food

Benefícios do comfort food

O termo comfort food é tendência mundial. Partindo de um lado mais caseiro (comida de avó), é comum ver restaurantes que ofereçam esse tipo de alimentação. E aqui listamos alguns benefícios que esses pratos podem oferecer.

Bem-estar

É comum que uma pessoa triste fique mais isolada, sem querer saber de nada. O comfort food pode servir de consolo, aliviando sintomas de estresse, ansiedade e até mesmo de dor. Traz à memória boas lembranças. Uma boa comida pode proporcionar bom humor e felicidade, nem que seja momentânea.

Mais comida caseira

Pessoas que amam comfort food preferem refeições mais caseiras, ficam mais afastados do junk food. Isso pode ser bom, desde que o cardápio seja equilibrado.

Quem cozinha sabe a diferença dos bons alimentos, por isso, muitas vezes, acabam por escolher produtos naturais para a confecção dos pratos. Ao invés do molho industrializado, usam o próprio tomate. Ao invés dos temperos prontos, optam por ervas fresquinhas para dar mais sabor a receita.

Cuidados

Antes de sair comendo tudo o que quiser, lembre-se que um cardápio equilibrado é importante para manter a saúde do organismo. Por isso, não abuse das comidas calóricas e faça um cronograma para se alimentar do jeito que o seu corpo merece.

Quer aprender pratos comfort food? Nas aulas online de gastronomia do Namu Cursos você pode escolher uma infinidade de receitas sem sair da sua casa. Confira já!

alimentacao saudavel

Recomendados
Gerais

Laranja: conheça os benefícios desse sucesso nacional

Fonte de vitamina C, a laranja fortalece o sist...

Entrevistas

Eduardo Corassa e o crudivorismo

O chef e nutricionista Eduardo Corassa relata s...

Entrevistas

Manuela Scalini e a alimentação crua

A chef Manuela Scalini conta como o contato com...

Entrevistas

Bela Gil e a alimentação saudável

Nesta entrevista, Bela Gil conta como surgiu em...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *