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Como manter uma boa alimentação vegana na gravidez

A alimentação vegana na gravidez é segura, porém precisa ser bem pensada e garantir o consumo de ingredientes saudáveis e variados
Da redação
21/01/19

A maternidade é certamente um dos períodos mais mágicos e bonitos da vida das mulheres que escolhem vivê-lo. Isso inclui, é claro, as mamães que seguem o estilo de vida vegano. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação vegana na gravidez, para que tudo corra bem durante a gestação.

A alimentação vegana é extremamente segura para todas as etapas da vida. Ela precisa ser bem pensada e deve se atentar com o consumo de ingredientes e produtos bem variados, a fim de suprir todas as necessidades nutricionais do nosso organismo. Por isso, conhecer bem os alimentos e seus nutrientes é fundamental.

Mas, afinal, quais são os alimentos mais indicados para garantir um cardápio vegano adequado para a fase da gestação? Confira, a seguir, algumas dicas para caprichar nos cuidados com a saúde durante essa linda fase.

Escute os sinais do seu corpo

Uma das primeiras dicas para manter uma boa alimentação vegana durante a gravidez é, sem dúvida, aprender a ouvir os sinais do seu corpo. Muitas vezes, nossos desejos refletem justamente aquilo que nosso organismo mais precisa naquele momento. Por isso, não deixe de ouvir o que o seu corpo está dizendo.

Capriche na ingestão de ácido fólico

O ácido fólico é um nutriente fundamental para a formação do sistema nervoso dos fetos, especialmente no primeiro trimestre de gravidez. Para ingeri-lo adequadamente, consuma muitos vegetais verde-escuros (como couve e espinafre) e grãos e cereais integrais (como feijão, lentilha e gérmen de trigo).

Consuma muitas proteínas

Engana-se quem acredita que os veganos não têm boas fontes de proteína e aminoácidos. A velha dupla feijão e arroz, por exemplo, é uma ótima aliada no consumo desses nutrientes. O grão-de-bico, a ora-pro-nóbis, a lentilha e a quinoa também são excelentes opções proteicas.

Invista em refeições coloridas e diversificadas

Pratos coloridos são a chave para a ingestão adequada dos mais variados nutrientes para uma gravidez saudável, como vitaminas, A, B, C, K, cálcio, iodo, magnésio e zinco. Essas vitaminas e minerais podem ser encontrados em alimentos de diferentes cores e tipos.

Lembre da vitamina B12

vitamina B12 é um caso particular na alimentação vegana, já que nem sempre é possível mantê-la em níveis saudáveis sem o consumo de ingredientes de origem animal. Por isso, é importante fazer uma suplementação adequada para garantir a saúde durante essa etapa e o bom desenvolvimento do feto.

Experimente novos sabores

A culinária vegana é uma gastronomia muito rica, pois há uma verdadeira infinidade de alimentos e combinações disponíveis. Para obter todos os nutrientes necessários e aproveitar ao máximo os benefícios desse tipo de dieta, inove no cardápio e experimente novos sabores. Exercitar o paladar durante a gestação só traz vantagens para a mamãe e para o bebê.

Já deu para perceber que é perfeitamente possível manter uma boa alimentação vegana durante a gestação, certo? Apesar disso, não deixe de fazer o acompanhamento periódico com um médico que avaliará a necessidade de possíveis suplementações para garantir a saúde da mãe e do bebê nessa fase.

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