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Emagrecer

Conheça a dieta dos pontos

Você já pensou em emagrecer utilizando matemática? Aprenda como somar pontos para subtrair os quilinhos a mais na balança
Da redação
11/01/20

Você já ouviu falar da dieta dos pontos ou conhece alguém que está fazendo? Mas o que é exatamente esse tipo de dieta? Será que funciona?

De acordo com seu fundador, o endocrinologista Alfredo Halpern, é uma maneira prática e bastante matemática de emagrecer com saúde.

Foi base em diversos estudos e pesquisas ao longo de quarenta anos, e muitas pessoas que aderiram à dieta dos pontos têm relatado excelentes benefícios à saúde. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais da dieta, seus fundamentos e como fazer.

Dieta dos pontos x outras dietas

Seja para emagrecer ou apenas para manter o corpo saudável, há no mercado inúmeras alternativas quando o assunto é dieta.

Frequentemente, as mais variadas práticas alimentares aparecem na mídia e, junto com elas, uma febre em experimentá-las. A dieta dos pontos, claro, é uma delas.

como fazer dieta dos pontos

Pouca gente se preocupa com o grau de risco apresentado por essas restrições nutricionais.

Segundo o endocrinologista Bruno Halpern, as dietas altamente restritivas acabam, na verdade, afastando a pessoa do objetivo de emagrecer ou manter o peso.

“Elas vão funcionar em curto prazo. O problema é se você gosta ou não de comer determinados alimentos. Em razão disso, quando a pessoa adota uma restrição alimentar e só se preocupa com a perda e não com a manutenção, acaba voltando a comer normalmente e vai engordar de novo”, esclarece Bruno Halpern, filho do endocrinologista Alfredo Halpern, o qual há cerca de 40 anos propôs a dieta dos pontos e versou alguns livros sobre a mesma.

“O ideal é fazer uma dieta que seja o mais parecida possível com o seu dia a dia, só que com menos calorias. Só assim você vai conseguir emagrecer e manter o peso perdido”, complementa.

Como funciona a dieta dos pontos

De acordo com Bruno, a dieta dos pontos é muito simples: basta “acertar um número de calorias ‘x’ que você vai comer ao dia. Esse número deve ser menor do que você gasta de energia por dia, assim você vai perder peso. A ideia é que você pode comer de tudo um pouco, porque vai aproximar a dieta do que você faz no dia a dia”, reforça o especialista.

Segundo o endocrinologista, a dieta dos pontos pode ser feita por todos, mas somente uma consulta médica ou nutricional vai lhe dizer quantos pontos você deve fazer e se há alguma particularidade no seu caso. 

O médico também acredita que algumas pessoas se beneficiam com um educador físico e psicólogo. Isso pode contribuir muito para o estabelecimento de um estilo de vida mais saudável.

Dieta dos pontos x vigilantes do peso

O Vigilantes do Peso faz parte da Weight Watchers, uma organização mundial que surgiu nos Estados Unidos e existe há mais de 55 anos.

A organização faz pesquisas sobre obesidade e emagrecimento, todas levando em conta estudos na área de alimentação e nutrição.

O programa de emagrecimento do Vigilantes do Peso também trabalha com a contagem de pontos, mas é diferente da dieta dos pontos.

De acordo com a nutricionista Renata Migueis, o programa ProPontos, proposto há três anos pelo grupo, só deve ser seguido por pessoas que estão dois quilos ou mais acima do peso ideal. Essas pessoas também tem que ter necessidade de emagrecer para garantir a saúde e diminuir os riscos de doenças relacionadas ao acúmulo de gordura.

Dietas dos pontos: depoimentos

Desde criança, Camila Duarte (foto) sofria com sobrepeso. Aos 25 anos, quando precisou comprar uma calça jeans tamanho 50, ela resolveu procurar a organização para entrar na sua dieta dos pontos.

o que é dieta dos pontos

“Passei a rechear minha vida de alimentos saudáveis, anotar tudo que consumia e reduzir significativamente a quantidade de óleo que usava no preparo da minha comida. Sendo a cozinheira da casa, meus parentes foram impactados com essa melhoria nos hábitos alimentares”, declara Duarte.

O apoio da família, do grupo e uma alimentação equilibrada foram essenciais para a conquista da jovem, que não deixou de comer o que gostava.

“Nunca deixei de comer a pizza e os lanches que adoro, apenas passei a comê-los em porções menores que satisfaziam minha vontade, sem sair do meu planejamento alimentar”, conta Duarte.

Com a dieta dos pontos, Camila perdeu 34 quilos, passando de 95,7 para 61,7 Kg e mantém o mesmo peso há cerca de um ano.

Hoje ela mantém os exames médicos controlados e veste as roupas que tanto queria. Tudo em razão da dieta dos pontos, de uma alimentação saudável e da prática do Muay Thai.

Cardápio equilibrado 

A dieta dos pontos gera algumas controvérsias quando o assunto é a qualidade nutricional do alimento, mas os especialistas no assunto desmitificam esse preconceito.

Segundo Halpern, a intenção do processo é reeducar a alimentação das pessoas com sobrepeso e não impedi-las de se alimentar com o que estão habituadas.

Além do mais, o objetivo da dieta dos pontos não é que os adeptos passem a vida toda contando os pontos, mas sim que aprendam a comer melhor.

“Você pode fazer 300 pontos só com bolo de chocolate? Pode. Vai dar certo? Não. Por quê? Porque se você comer 300 pontos de bolo de chocolate, vai ter uma fome imensa. Você vai comer dois pedaços de bolo de chocolate e não vai poder comer mais nada ao longo do dia.” explica o endocrinologista.

“Então a dieta dos pontos te ensina quais alimentos são melhores, que são aqueles que, além de serem pouco calóricos, te dão saciedade”, complementa Halpern.

Quando o assunto são as calorias na dieta dos pontos, o médico também ressalta, “vários alimentos são saudáveis, porém calóricos. As pessoas confundem o que emagrece e o que é saudável. Se você aprende o quanto de calorias tem em cada alimento, vai sempre poder tomar decisões melhores na sua vida como um todo e não só para perder peso”, acrescenta o endocrinologista.

Tabela de dieta dos pontos

No Vigilantes do Peso, há um acompanhamento além da contagem dos pontos que auxilia na escolha por alimentos mais saudáveis.

“No programa ProPontos todos os alimentos são permitidos. Mas as informações, o conhecimento, as ferramentas e a motivação transmitidos durante o período de execução do programa é que ajudam os associados a tomarem decisões sobre os alimentos e os exercícios certos”, pontua Migueis.

Para isso, o valor estipulado para cada alimento nesta dieta dos pontos é feito com base nos nutrientes presentes em cada um deles.

“O cálculo feito para obter as unidades ProPontos dos alimentos leva em consideração a quantidade de proteínas, carboidratos, gordura e fibra da porção, o que avalia integralmente composição de nutrientes do alimento para, somente depois, atribui-lo um valor”, explica a nutricionista.

As tabelas de dieta dos pontos, em geral, não excluem nenhum alimento, mas incluem a força de vontade e a consciência do indivíduo que se propõe ao regime.

“Se você for comer uma coisa frita, você multiplica por três ou come alguma coisa empanada, você multiplica por quatro. Se você for ver em número de calorias, uma comida frita não tem três vezes mais calorias do que o mesmo alimento sem ser frito, mas isso é um jeito de evitar que as pessoas comam fritura”, finaliza Halpern.

No início, a maioria dos interessados em emagrecer fazem certos esforços para se adaptar aos novos hábitos alimentares. Vencida essa etapa, os resultados são valorosos e a melhora nos quadros físico e mental do indivíduo é significativa.

Dieta dos pontos: benefícios

Emagrecer é apenas parte de um conjunto de aspectos envolvidos no controle de peso em longo prazo que está além da mera alimentação.

Por esse motivo, além da dieta dos pontos, a prática de atividades físicas pelos interessados em manter a saúde em dia é extremamente incentivada pelos médicos e nutricionistas.

Além disso, perder peso, quando se está acima dele, reduz o risco da ocorrência de diversas doenças relacionadas ao acúmulo de lipídeos no organismo.

Emagrecer de maneira saudável, com a dieta dos pontos ou sem ela, também ajuda a combater:

  • diabetes,
  • hipertensão,
  • colesterol alto,
  • gordura no sangue,
  • problemas no coração e de circulação,
  • derrame cerebral,
  • dificuldades respiratórias e de locomoção.

Curso de alimentação saudável

Além da dieta dos pontos, existem outras maneiras de encontrar uma alimentação saudável. Você pode, por exemplo, aprender mais sobre alimentação e encontrar receitas gostosas e nutritivas em nossos cursos online.

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