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Laranja: conheça os benefícios desse sucesso nacional

Fonte de vitamina C, a laranja fortalece o sistema imunológico, melhora a função intestinal e é ótima para o bom humor
Da redação
27/09/19

A laranja faz parte do cardápio de milhares de pessoas, seja in natura ou como ingrediente de receitas doces ou salgadas. De sabor doce ou levemente azedo, ela é saborosa, rica em vitamina C e pode ser encontrada para o consumo durante todas as estações do ano. 

Se você também aprecia o sabor da laranja, certamente vai gostar de conhecer os benefícios que ela proporciona à saúde!

Benefícios da laranja

A laranja é conhecida por conter vitamina C, substância antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, adiando o envelhecimento. Além disso, tem ação cicatrizante e anti-inflamatória. Mas as suas propriedades benéficas vão muito além. Confira então, os principais benefícios da fruta para a saúde:

Fortalece os ossos e combate a anemia

A laranja contém cálcio, e, em razão disso, fortalece a estrutura óssea. Além disso, a vitamina C presente na laranja facilita a absorção de ferro pelo organismo, reduzindo assim, os riscos de anemia ferropriva. 

Previne doenças cardiovasculares

“A ação antioxidante protege as células do organismo e previne de doenças degenerativas e cardiovasculares”, comenta a nutricionista Juliana Furtado. “A pectina, substância encontrada no bagaço da laranja, reduz o mau colesterol, controla a pressão sanguínea e aumenta a imunidade contra infecções”, relata a nutricionista. 

Pesquisadores estudam a possibilidade de a fruta atrapalhar na absorção dos princípios ativos de alguns medicamentos para pressão alta. “Contudo, isso depende do medicamento e do perfil de cada pessoa. Isso porque a laranja, assim como o suco de maçã, pode diminuir a absorção dessas funções em até 50%, mas vai muito do organismo de cada um. Assim, o ideal é ingerir o remédio com água, para evitar algum problema”, diz a nutricionista.

Auxilia no bom funcionamento do sistema digestório

Por conter fibras solúveis, a laranja se torna um ótimo laxante natural, auxiliando, assim, no funcionamento intestinal. Além disso, a ela também possui magnésio. Esse mineral, além de favorecer o bom funcionamento do intestino, também reduz problemas estomacais, reduzindo dores e facilitando a digestão. 

benefícios da laranja

Fonte de energia

Assim como outras frutas, a laranja é fonte de energia e ótima aos praticantes de atividades físicas. Segundo a nutricionista, “antes da caminhada é bom tomar um copo do suco da fruta para fornecer energia e controlar o colesterol”. 

A origem da laranja

Nativa da Ásia, a laranja (Citrus sinensis) a laranja é uma das frutas mais cultivadas do mundo. Chegou ao Brasil em meados de 1500, com a colonização portuguesa. Porém, ela se adaptou tão bem ao nosso solo que hoje é cultivada em todo o país – maior produtor mundial da fruta. Afinal de contas, atualmente, 53% da produção global saem do território nacional. A região que mais produz a fruta é o Sudeste, onde São Paulo e o Triângulo Mineiro se destacam.

Estados Unidos, México, China e Espanha também estão entre os principais produtores da laranja no mundo. A produção de frutas cítricas tem diferentes destinos: processamento industrial, consumo doméstico in natura e exportação. O Brasil utiliza 70% de sua produção para a industrialização do alimento. Por esse motivo, o país é conhecido mundialmente por seus produtos no ramo de bebidas.

Entre as principais variedades comercializadas estão a laranja da terra, a baía, a pera, a lima e a seleta. Apesar da diversidade, o valor nutricional das frutas não varia muito, pois a principal diferença está na acidez do alimento. 

Ainda, é possível dividir as laranjas em dois grupos: doces e amargas. A baía, por exemplo, tem o sabor adocicado. Sendo assim, é uma das indicadas para o consumo, além de ser degustada com outras frutas. As azedas, por sua vez, são mais utilizadas na culinária e nos processamentos industriais. A fruta pode ser encontrada o ano todo, porém, é bom verificar qual é a tipo da fruta que está em alta.

Laranja: dicas para consumir

A laranja pode ser consumida in natura, em doces, saladas de frutas, bebidas, sorvetes, com pratos salgados, compotas entre outros. Veja a seguir:

  • In natura: “quando consumimos a fruta in natura, ela e seu bagaço se misturam com os sucos da gengiva e podem ajudar a prevenir até mesmo cáries. No estômago, aumenta a sensação de saciedade, por isso é bom consumir a fruta em si. Quando fazemos um suco, o ato de espremer a fruta tira boa parte de seus nutrientes. Assim, o meu conselho é bater a laranja inteira para que todas as suas propriedades sejam mantidas”, conclui a nutricionista.
  • Chá: o chá da casca da laranja também é muito benéfico à saúde. Suas propriedades, assim como as da fruta, podem melhorar a função intestinal, fortalecer o sistema imunológico, diminuir os níveis de colesterol e combater o estresse do dia a dia. 
  • Oléo aromático: o óleo obtido a partir das substâncias presentes nessa fruta pode ser utilizado na aromaterapia. Nesse caso, a essência é usada para produzir a sensação de bem-estar e alegria. A massagem feita com os óleos da fruta também é relaxante e ajuda a ativar a circulação local.
  • Oléo cítrico: o óleo cítrico retirado da laranja também é utilizado para fazer massagem. Quando isso ocorre, é muito importante que o todo produto seja retirado do corpo após a aplicação óleo cítrico. Isso porque a exposição ao sol pode manchar sua pele e até gerar queimaduras.

É importante lembrar que, para quem sofre com diabetes, é indicado tomar a laranjada (laranja misturada com água) e não o suco natural, em razão da alta carga glicêmica da fruta. Outra contraindicação é para quem tem gastrite. Nesses casos, a ingestão da fruta pode agravar o problema.

Agrotóxicos

Um dos cuidados que devemos ter ao consumir laranjas é sempre que possível optar pela versão orgânica

Para as laranjas produzidas de maneira convencional, ou seja, com a utilização de agrotóxicos, deve-se tomar alguns cuidados. O principal deles é lavar bem a laranja antes de retirar a casca da fruta (onde fica a maior parte dos resíduos). Assim é possível diminuir consideravelmente o contato com os venenos utilizados durante sua produção.

Devemos lembrar que a casca da fruta possui cerca de 20% mais antioxidante que a polpa. Porém, quem vai fazer um chá da casca dessa fruta deve necessariamente comprar laranjas orgânicas para evitar contaminação. Isso porque qualquer receita feita a partir da casca do alimento certamente terá mais resíduos químicos quando a fruta vem de uma produção convencional.

Agora que você já conhece os benefícios da laranja para a saúde, que tal conhecer também os cursos de sobremesas saudáveis do Namu? Ideal para quem busca uma alimentação mais consciente, equilibrada, nutritiva e cheia de sabor, nosso cursos são online e em vídeo, para que você aprender a preparar as receitas no conforto do seu lar.


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