fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Diferença entre fermento biológico e fermento químico

Quem nunca se perguntou o que difere o fermento biológico do químico? Ou então por que determinado alimento deveria ser preparado com um e não com o outro?
Da redação
29/07/19

Quem é fã da cozinha já sabe: é preciso checar com antecedência tudo o que irá compor a receita. Já pensou começar um prato e no meio do preparo não ter o que precisa? E quando o assunto é massa, o fermento biológico é um dos ingredientes que não pode faltar.

Pão, pizza, brioche, é possível fazer inúmeras receitas deliciosas com esse ingrediente tão curioso. De uma forma geral, o fermento biológico é aquele que ajuda a dar crescimento ao alimento. Por exemplo, uma massa de pão caseiro não crescerá como deveria se a receita não tiver o fermento, isso também serve para um bolo. Porém, a diferença entre ambas as receitas é que, normalmente, não se faz bolo com fermento biológico, mas com o químico. Mas por que são diferentes?

Fermento biológico e fermento químico

Quem nunca se perguntou o que difere o fermento biológico do químico? Ou então por que determinado alimento deveria ser preparado com um e não com o outro?

O fermento biológico pode ser chamado de fermento vivo, isso porque é composto de organismos vivos, leveduras, que ajudam a dar o crescimento para o alimento. Quando misturados com os demais ingredientes, como a farinha e a água, esses organismos produzem o gás responsável pelo crescimento.

Para que a ação comece a dar efeito, é preciso que o fermento seja dissolvido em água morna, o leite também pode servir. Essa mistura deve ser realizada quando o fermento estiver no formato de tablete, como encontrado em padarias. Além disso, você deve esperar um tempo para deixar o efeito acontecer, é por isso que o pão fica descansando por algum tempo antes de ir para o forno.

O fermento químico, aquele encontrado nas prateleiras dos supermercados, não contém organismos vivos, como o biológico. Ele é composto por bicarbonato de sódio e ácidos. Ele não precisa levedar, já que a ação desse tipo de fermento é rápida. O efeito do fermento é obtido quando batido, com a mão ou com batedeira, e no forno. Ele é utilizado em receitas de bolos, tortas, bolachas, etc.

Agora que sabe as diferenças de cada um, que tal aprender receitas deliciosas que utilizam fermento biológico? Confira a seguir.

fermento biológico

Pão de forma de batata doce

Ingredientes

1 xícara (200 g)  de purê de batata doce

2 ovos

1 colherinha de sal

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de polvilho doce

1 colher de sopa de fécula de batata

2 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de açúcar

1 sachê de fermento biológico seco

1 copo  de água morna

1 colher de chá de cmc  ou goma xantana

Modo de preparo

Cozinhe a batata até que fique bem mole. Feito isso, amasse com um garfo, ou amassador, até atingir o ponto de purê. Reserve. Prepare o fermento misturando o açúcar, o fermento e a água. Deixe tampado, descansando até dobrar de volume e formar uma espuma na superfície. Misture na tigela da batedeira as farinhas, a linhaça, o sal e o CMC.

Faça uma cova no centro dos ingredientes secos e inclua os ovos, o óleo, o vinagre,  o purê de batata e o fermento levedado (todo o conteúdo). Ligue a batedeira e deixe bater  por 4 minutos. A massa fica firme, nem mole e nem dura. Se isso acontecer adicione mais um pouquinho de farinha ou de água.

Passe a massa para uma forma grande ou duas pequenas. Deixe-a descansar para crescer em um lugar abafado (pode ser dentro do forno quentinho, mas desligado ou dentro do micro-ondas fechado. Depois que cresceu leve ao forno 180ºC até dourar. Cerca de 25 a 30 minutos, dependendo do forno. Retire, desenforme e deixe esfriar em uma grade.

Pão caseiro de ervas

Ingredientes

25 gramas de fermento biológico fresco

500 gramas de farinha de trigo 

75 gramas de ovos  

200 mililitros de leite

50 mililitros de azeite 

5 gramas de açúcar

5 gramas de sal

35 gramas de manteiga

30 gramas de ervas frescas

Modo de preparo

Misture o fermento com metade do leite e metade da farinha. Deixe fermentar por 20 minutos.

Acrescentar o restante dos ingredientes menos as ervas e misturar até ficar uma massa homogênea. Acrescente as ervas. Deixe descansar por 20 minutos. Corte e modele o pão. Deixe descansar até dobrar de tamanho. Asse em uma assadeira untada em forno a 180 graus por 30 minutos.

Gostou das receitas? Então precisa conhecer nossos cursos online de gastronomia saudável. Neles você encontra o passo a passo para pratos deliciosos, nutritivos e equilibrados. Vai perder?


Recomendados
Gerais

8 fatos sobre o manjericão que você não sabia

Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o man...

Gerais

Reeducação alimentar: o que é preciso para começar?

Além de disposição, para iniciar uma reeducação...