fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Reeducação alimentar: o que é preciso para começar?

Além de disposição, para iniciar uma reeducação alimentar é preciso colocar em prática algumas dicas úteis. A seguir você confere 7 delas
Da redação
16/11/20
Sem dúvida alguma a reeducação alimentar é a melhor maneira de perder peso com saúde e nutrir o organismo com ingredientes de qualidade. E embora adotar novos hábitos não seja uma tarefa tão fácil, ela pode ficar mais simples com algumas dicas práticas. Veja a seguir 7 delas.

1. Prepare a sua própria comida

Inegavelmente preparar o próprio alimento é muito importante no processo de reeducação alimentar. Afinal de contas, dessa forma você passa a compreender o papel de cada ingrediente em seu organismo e consequentemente passa a fazer escolhas mais conscientes para si. E graças à tecnologia, a falta de intimidade com a cozinha não pode ser mais uma desculpa para você continuar negligenciando a sua alimentação. Felizmente, hoje em dia vários aplicativos de saúde e bem-estar oferecem aulas online e receitas de diversas dietas para você preparar no conforto do seu lar.

2. Substitua os alimentos industrializados pelos naturais

Logo depois de ter decidido participar do processo de preparo das suas refeições, é hora de substituir os ingredientes industrializados pelos naturais. Para isso, no entanto, você deve priorizar em seu cardápio legumes, frutas e verduras, além de carnes magras. Além disso, substitua o arroz branco pelo integral, o açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo e não se esqueça sempre de mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão. De fato, reduzir o consumo de produtos industrializados é uma atitude importante dentro do processo de reeducação alimentar. Afinal de contas, esses alimentos são ricos em corantes e conservantes químicos, que causam inchaço, problemas intestinais, de pele, obesidade e até mesmo câncer.

3. Planeje suas refeições

E já que estamos falando em substituir os alimentos industrializados pelos naturais, vale destacar que você também precisa fazer a lista de compras e programar um ou dois dias na semana para ir ao mercado ou à feira. Esse planejamento é importante, pois é a partir dele que você vai garantir os ingredientes necessários para preparar as suas refeições. Caso você tenha dificuldades em se programar antecipadamente, baixar um aplicativo em seu celular que te ofereça uma lista de compras de acordo com a sua dieta pode ser muito útil.

4. Faça um calendário semanal com as refeições que precisa criar

Outra dica capaz de transformar a sua reeducação alimentar em um processo muito mais simples é criar um cardápio semanal. Para isso, você deve anotar as receitas que deverá fazer de acordo com as refeições do dia, como café da manhã, colação, almoço, lanche, janta e ceia por 7 dias. Esse procedimento tanto vai te ajudar a não pular receita nenhuma, quanto também vai servir como apoio para o passo anterior. Para não correr o risco de se esquecer do calendário nutricional, o ideal é pendurá-lo em algum lugar visível.

5. Beba bastante água

Além das dicas citadas anteriormente, você também precisa se hidratar adequadamente. E não adianta se entupir de suco e refrigerante não, viu? O seu corpo precisa é de água! A bebida, que é a mais consumida no mundo, é essencial para as funções vitais do organismo, regula a temperatura do corpo e o metabolismo, ajuda a eliminar toxinas e ainda contribui para a perda de peso. Diante de tudo o que foi exposto, você deve estar se perguntando o que a água tem a ver com a reeducação alimentar. Conforme mencionamos anteriormente, a água regula o metabolismo, o que por si só já te ajuda a emagrecer. Mas não é só isso. Estudos revelam que beber 500 ml de água 30 minutos antes das refeições te deixa mais saciado, o que faz com que você coma menos. O que fazer caso você não tenha o hábito de beber bastante água durante o dia? Bem, nesse caso o melhor caminho é contar com um aplicativo de celular que ofereça controle de ingestão da bebida. Assim, de acordo com as suas informações pessoais você terá uma meta a cumprir diariamente. Dessa forma, sem dúvida será muito mais fácil transformar o ato de beber água em hábito saudável e prazeroso.

6. Evite distrações na hora das refeições

Ademais, você também precisa desligar o modo automático e se concentrar naquilo o que está fazendo. E isso, inclusive, também é muito importante na reeducação alimentar, pois te ajuda a mudar a sua relação com a comida. Portanto, na hora das refeições, nada de ficar checando as notificações do celular ou assistindo TV, ok? Todavia, caso você tenha esses hábitos, a prática de mindfulness pode te ajudar a viver o presente. Ela é ideal para aliviar o estresse e a ansiedade justamente porque te convida a prestar atenção no que está fazendo no momento. Assim, a sua mente é esvaziada de pensamentos passados e preocupações com o futuro, o que certamente contribuirá para que você sinta o sabor dos alimentos, aprecie suas cores e perceba suas texturas. É como se um mundo novo se colocasse diante de você, com infinitas possibilidades. Certamente você vai querer ter essa experiência novamente e após alguns dias de prática, já se alimentará melhor, mastigando bem os alimentos e investindo em um cardápio mais colorido.

7. Combine a alimentação saudável com a prática de atividades físicas

Para potencializar os efeitos da sua reeducação alimentar, você pode ainda praticar atividades físicas e de relaxamento. Assim, poderá cuidar do corpo, da mente e da alimentação em conjunto. Aliás, esse é um dos grandes benefícios oferecidos pela tecnologia: criar aplicativos capazes de reunir em um só lugar soluções completa para o seu bem-estar e qualidade de vida. Nesse sentido, conte com o super app Namu, o aplicativo mais completo do mercado fitness. Em parceria com profissionais qualificados, ele é o único a oferecer aos seus usuários aulas online fitness, de yoga, de várias práticas meditativas, de ginástica laboral, de gastronomia saudável entre vários outros conteúdos. Assim, você não precisará baixar vários aplicativos em seu celular para equilibrar corpo, mente e rotina alimentar e ainda poderá fazer isso tudo com apenas alguns cliques. Gostou? Então conheça o super app Namu e tudo o que ele pode fazer pela sua saúde física e mental.

Recomendados
Gerais

8 fatos sobre o manjericão que você não sabia

Usada desde a Grécia Antiga na culinária, o man...

Gerais

Como funciona um aplicativo de reeducação alimentar?

A reeducação alimentar regula o metabolismo, fo...