fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Ayurvédica » Gerais

Ayurvédica

Alimentação ayurvédica e o equilíbrio

Para o médico e especialista em ayurveda e alimentação ayurvédica José Ruguê, ter saúde é viver de acordo com o seu padrão energético natural e individual.
Da redação
05/06/15

Você conhece a alimentação ayurvédica? Muitos a procuram pelos famosos benefícios que o cardápio pode proporcionar, tanto para o corpo quanto para a mente. Seja qual for o seu objetivo, lembre-se de que não existe uma fórmula mágica: para o ayurveda, cada pessoa é diferente, nada é igual para todo mundo. 

Quem fala tudo sobre o assunto é o médico e especialista em ayurveda José Ruguê. Nesta entrevista, Ruguê dá dicas de como equilibrar os doshas vata, pitta e kapha a partir de uma alimentação ayurvédica e fala sobre a importância dos alimentos nesse processo.

Confira logo abaixo:

“Saúde é você viver o seu padrão energético original. Quando ele se estabelece, você se sente bem, cheio de vitalidade e disposição e a inteligência funciona de maneira plena. Mas cada pessoa vai ter um código. O que pode promover saúde para uma pessoa, pode promover doença para outra”, declara José Ruguê.    

“Não há um alimento bom que seja bom para todo mundo o tempo todo. Não há um estilo de vida que seja bom para todo mundo o tempo todo. Tudo isso interfere na vida e na saúde, então é importante definir esse código original da pessoa.Como eu disse, a saúde é viver o seu padrão energético original. E a doença surge quando uma ou mais dessas energias se desequilibram por excesso”, complementa Ruguê.

alimentação ayurvédica

Doshas 

O ayurveda não é uma especialidade médica, mas sim a “ciência da vida”. Nesta entrevista, Ruguê também fala sobre a importância da digestão e destaca que "até o melhor dos alimentos, se não for bem digerido pelo indivíduo, pode ser prejudicial e contribuir para o desequilíbrio e doença do organismo".

Confira tudo isso e muito mais na entrevista a seguir:

Alimentação ayurvédica e alimentação moderna 

Afinal, será que a nutrição moderna e a alimentação ayurvédica podem caminhar juntas?

Embora o conhecimento humano tenha se modificado enormemente ao longo do tempo, a sua fisiologia permanece inalterada, sendo necessários muitos milhares de anos para que uma nova mudança ocorra no organismo.

Os princípios da nutrição e alimentação ayurvédica são praticados com êxito há muitas gerações, não se tratado de um modismo passível de alterações a cada nova descoberta científica.

Preconiza-se o consumo de uma dieta variada, colorida, baseada em alimentos naturais e frescos, ambientalmente sustentáveis, com moderação e reverência, atributos dietéticos preconizados atualmente pela OMS.

Cursos de alimentação saudável

Neste post você descobriu como é importante saber mais sobre a alimentação ayurvédica para seu próprio padrão energético. Entretanto, sempre é bom lembrar que um cardápio equilibrado e baseado no ayurveda passa por um nutricionista ayurvédico.

Mesmo assim, você não precisa esperar para ter uma alimentação mais saudável mesmo que distante do ayurveda. Confira os cursos de alimentação do Namu: você assiste agora e pratica onde e quando quiser.


Recomendados
Ayurvédica

Ayurveda, yoga e uma vida longe de doenças

A alimentação e outros hábitos equilibrados são...

Ayurvédica

Ayurveda: alimentos e rotinas alimentares

Você sabia que existe uma alimentação e uma rot...