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Temperos: saiba o que cada um pode fazer por você

Com tantas opções e propriedades nutritivas, é difícil escolher uma só especiaria para incrementar as receitas do nosso dia a dia
Da redação
03/07/18
A alimentação tem um papel fundamental na busca pela qualidade de vida, pois por meio dela conseguimos melhorar toda a nossa saúde. Entretanto, não é somente na escolha dos alimentos principais que devemos pensar, mas também das especiarias, optando sempre por temperos naturais. Como são tantas opções e muitas as propriedades nutritivas de cada tempero, preparamos este post para orientá-lo sobre os benefícios dos mais conhecidos e ensinar como inserir essas especiarias em suas refeições e lanches. Confira!

Orégano

Quando pensamos em orégano, logo vem à mente as deliciosas pizzas cobertas por esse tempero, não é mesmo? Entretanto, esse condimento não serve somente para aromatizar queijos e outros preparos, já que desempenha funções importantes para a nossa saúde. No corpo humano, o orégano atua como um antioxidante, melhora o sistema respiratório e digestivo, além de estimular o sistema imunológico. É também um ótimo substituto do sal, por conter um sabor marcante. Que tal, então, acrescentar esse importante condimento em receitas saudáveis? Veja algumas sugestões:
  • sardinhas assadas com limão
  • mix de legumes
  • filé de peito de frango grelhado
  • salada verde com limão e azeite

Pimenta

Existem diferentes tipos de pimentas no Brasil: pimenta-cumari, dedo-de-moça, tabasco, malagueta, caiena e biquinho. Independentemente das espécies, são temperos bons para a saúde, por conterem vitaminas A e C. Entre as suas principais funções, destacam-se: prevenir de alguns tipos de câncer, reduzir níveis do mau colesterol e ainda acelerar o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento. Procure adicionar a pimenta em pratos como:
  • molhos e geleias
  • frangos marinados
  • saladas
  • peixes
  • ensopados

Alecrim

Se você quer dar um gosto especial aos pratos tradicionais e ainda ter benefícios para sua saúde, a dica é usar o alecrim como tempero. Essa erva auxilia a circulação sanguínea, estimula a digestão, age no controle da pressão arterial e do colesterol. Ainda ajuda no combate do vírus da gripe, protege das doenças que atingem a retina e é um aliado na prevenção de doenças renais. Com tantas propriedades boas, que tal adicionar o alecrim nas suas refeições? Uma boa dica é usá-lo em:
  • carnes de porco, cordeiro, peixes e aves
  • legumes assados ou cozidos
  • omeletes

Tomilho

Existem muitas variedades desta erva, que também está entre os temperos bons para a saúde. A mais conhecida é o tomilho francês. Por conter propriedades antissépticas, seu óleo é um dos ingredientes usados na composição de enxaguantes bucais, para atuação contra as infecções na boca e na proteção dos dentes. Acrescentando o tomilho em sua alimentação, você verá resultados bem positivos, como melhora do humor, redução dos níveis de colesterol "ruim" e prevenção contra intoxicação alimentar. Experimente incluir o tomilho no tempero de:
  • carnes, frangos e peixes
  • legumes
  • sopas
  • feijão
  • molhos

Manjericão

Outro "verde" que costuma aparecer nas pizzas, o manjericão alivia cólicas, ajuda na digestão e diminui a formação de gases. É rico em potássio, ferro, cálcio e magnésio, vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras ômega-3. Veja alguns pratos em que o manjericão pode ser adicionado:
  • molhos para saladas
  • carnes
  • massas
  • aperitivos
Percebeu como a adoção dessas ervas no dia a dia pode fazer toda a diferença? Além de serem temperos bons para a saúde, sua alimentação ganha mais sabor e as refeições ficam mais coloridas e aromatizadas. Gostou deste post? Então que tal, depois de conferir os benefícios dos temperos bons para a saúde, ler um artigo sobre tudo o que precisa saber sobre o vegetarianismo?

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