fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

Alimentação vegetariana: e as dietas low carb?

O médico e nutrólogo Eric Slywitch explica sobre o papel dos carboidratos na alimentação vegetariana e os malefícios do excesso de gordura e proteína no organismo
Da redação
06/10/19

Você está procurando melhorar sua alimentação vegetariana e pensou em cortar parte (ou até mesmo toda) dos carboidratos, inclusive para evitar diabetes? Então esse conteúdo pode te ajudar a abrir os olhos - e a boca também.

Aqui vai um spoiler: se a sua preocupação é a taxa glicêmica, seguindo uma nutrição vegetariana você não deveria se preocupar com a diminuição dos carboidratos. Eles não interferem nisso e, aliás, são extremamente importantes para a saúde.  

Nesta entrevista, o médico e nutrólogo Eric Slywitch fala sobre a ingestão de carboidratos, os mitos e os perigos da ingestão em excesso de proteínas e gorduras no organismo. Confira!

Alimentação vegetariana correta

Muito se fala sobre ter uma alimentação vegetariana mais saudável. O que poucos sabem é que para ter um cardápio cheio de saúde, é preciso ser equilibrado em tudo o que se coloca à boca.

alimentação vegetariana

Dietas restritivas, como aquelas dietas low carb vegetarianas, que excluem por completo determinadas produtos, se não acompanhadas, podem gerar vários problemas no organismo. 

Por exemplo, uma pessoa que decide retirar todos os carboidratos da alimentação pode comprometer a saúde, já que esses alimentos são fonte de energia.

“Essa moda de tirar os carboidratos da dieta é uma moda sem embasamento científico sustentável. O carboidrato não é um vilão de glicemia”, declara o médico nutrólogo Eric Slywitch. 

Dieta low carb vegetariana?

Se além da preocupação com a glicemia você busca cortar carboidratos da sua alimentação vegetariana para emagrecer ou controlar problemas de saúde, pense: será que precisa mesmo de uma dieta low carb? 

Susan Berkow, PhD da Universidade de George Mason, de Washington D.C, nos EUA, realizou um estudo publicado em 2011. Ela e o pesquisador Neal Barnard analisaram 40 estudos diferentes relacionando hábitos vegetarianos e massa corporal.

Eles perceberam que as mulheres vegetarianas pesavam de 6% a 17% menos do que aquelas que comiam carne. 

O mesmo ocorria entre os homens: os vegetarianos são de 8% a 17% mais magros. 

O principal benefício da alimentação vegetariana reside no fato de que os vegetarianos adoecem menos do coração. 

Parte desses benefícios se deve ao fato da dieta vegetariana se diferenciar da onívora (com consumo de carnes) em aspectos que vão além da simples supressão de produtos de origem animal. 

Os vegetarianos possivelmente fazem um consumo elevado de vegetais e frutas (ricos em vitaminas e fitoquímicos antioxidantes), cereais, leguminosas e frutas oleaginosas (nozes e castanhas). Além disso, a dieta contém menor quantidade de gordura saturada e, relativamente, maior quantidade de gordura insaturada, carboidratos e fibras

Pirâmide da alimentação vegetariana

Para ter uma alimentação vegetariana equilibrada em todos os pontos da pirâmide alimentar, o ideal é procurar a ajuda de um médico ou nutricionista e seguir o passo a passo mais adequado para a situação.

Afinal, para ser feita corretamente ela deve ser balanceada. Portanto, não adianta parar de comer carnes e seguir consumindo cereais refinados, doces e frituras. Esse tipo de alimentação não trará benefícios. 

Curso de alimentação vegetariana

Agora que você sabe mais sobre a alimentação vegetariana e entende o que as dietas low carb podem fazer (ou não fazer) pelo seu organismo, que tal investir em refeições balanceadas de verdade sem produtos animais?  

Confira nosso curso de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa com a chef Priscilla Herrera. Você aprende receitas e pratica na hora e no local que quiser.

Equipe

Entrevista: Luana Viegas

Cinegrafista: George Bento

Produção: Flávia Molina


[contact-form-7 404 "Not Found"]
Recomendados
Gerais

Sugestões de marmitas vegetarianas para levar ao trabalho

Uma das escolhas mais difíceis é decidir o que ...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 cursos online para você diversificar suas refeições

Uma coisa é fato: seja em busca de vida mais sa...

Gerais

5 dicas incríveis para diversificar a alimentação vegetariana

Cansado de comer sempre as mesmas coisas? Então...

Gerais

Punk e alimentação vegana

Movimento punk, ligado à cena alternativa, traz...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *