fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Esportes » Corrida

Corrida

Correr faz bem para o cérebro

Estudo mostra que exercícios beneficiam áreas ligadas ao controle da pressão sanguínea e respiração
Bruno Torres
27/09/19

Ser sedentário pode remodelar o seu crebro, segundo estudo norte-americano (1) publicado no Journal of Comparative Neurology. conhecimento geral que a atividade física pode criar novas células cerebrais e até mudar o modo como o cérebro funciona, a nova descoberta  que no praticar exercícios físicos além de no ajudar, pode trazer complicações para o sistema nervoso.

Em pesquisa, cientistas notaram mudanças em determinados neurônios. As alterações podem ser responsáveis pelo aumento do risco de desenvolver presso alta e problemas cardíacos.

A experiência feita com ratos foi conduzida na Wayne State University School of Medicine. Os animais foram divididos em dois grupos: um que praticava corrida e outro sedentrio. Os roedores presos com rodas correram cerca de três horas por dia, enquanto os outros no desempenharam nenhuma atividade.

Após três meses, analisou-se os neurônios que controlam o sistema nervoso simpático, responsável por regular, por exemplo, a presso sanguínea e a respiração .

Verificou-se que os neurônios dos ratos ativos mantiveram-se normais, porém, os animais que no se movimentaram desenvolveram ramificações nessas células o que as tornou mais sensíveis estímulos. Os cientistas sugerem que essas modificações, estruturais e funcionais, podem elevar, por exemplo, o risco de doenças cardiovasculares.

Fotos: John Steven Fernandez/ Flickr: John Steven Fernandez/ CC by 2.0; skeeze / Pixabay / CC0 Creative Commons


Veja tambm: Nem todo mundo nasceu para correr Doenas do corao so as que mais matam no Brasil Exerccios nos deixam mais inteligentes?

Recomendados
Esportes

Exercícios físicos nos deixam mais inteligentes?

Estudos revelam que exercícios físicos podem au...

Corrida

Como escolher o melhor tênis para corrida

Em dúvida sobre o melhor modelo de tênis de co...