fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Esportes » Fitness

Esportes

Os perigos do sedentarismo e da falta de atividade física

O sedentarismo é um dos maiores problemas de saúde pública enfrentados atualmente. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que 27% da população mundial está sedentária. Os dados se tornam ainda mais alarmantes quando se referem especificamente ao Brasil. De acordo com a entidade, 47% dos brasileiros …
Da redação
05/04/23
O sedentarismo é um dos maiores problemas de saúde pública enfrentados atualmente. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que 27% da população mundial está sedentária. Os dados se tornam ainda mais alarmantes quando se referem especificamente ao Brasil. De acordo com a entidade, 47% dos brasileiros não têm o hábito de praticar atividades físicas. Esse é um comportamento extremamente prejudicial para a saúde e responsável por muitas doenças e mortes. E acima de tudo é democrático, ou seja, pode afetar pessoas de todas as idades, gêneros e grupos sociais. O sedentarismo afeta diretamente a saúde física, mental e o bem-estar das pessoas, causando prejuízos muita das vezes irreparáveis. Você se enxergou nesse contexto e ficou preocupado? Calma que a Namu reuniu algumas dicas bem legais para você vencer o problema e ter mais qualidade de vida. Acompanhe.

O que é o sedentarismo?

Em princípio, o sedentarismo é um estilo de vida que não inclui nenhuma atividade física regular. É considerado como a falta de atividade física voluntária, que pode incluir caminhadas, correr, andar de bicicleta, nadar e várias outras atividades que exigem o movimento do corpo.  O sedentarismo é diferente da inatividade física, que é a falta de atividade voluntária, que geralmente faz parte de um programa de exercícios. Nesse caso, não existe o comportamento sedentário, mas sim, uma pausa programada – e necessária – para o descanso e recuperação dos músculos.

Como saber se sou sedentário?

Um dos principais sinais de que você é sedentário é a falta total de atividade física voluntária ou a prática de exercícios leves inferior a 150 minutos por semana. Isso significa que se você tem entre 18 e 60 anos e não está caminhando pelo menos 22 minutos por dia ou 30 minutos 5 vezes na semana, está sedentário.  Além disso, é importante prestar atenção a outros sinais do sedentarismo, tais como:
  • Aumento de peso;
  • Falta de energia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade em realizar tarefas que exigem esforço físico, como curtas caminhadas e subir escadas;
  • Dores nos músculos e articulações;
  • Cãibras frequentes nos membros inferiores;
  • Insônia;
  • Perda de produtividade;
  • Falta de força física;
  • Desmotivação até mesmo para fazer o que gosta.

Quais doenças estão relacionadas ao sedentarismo?

O sedentarismo não apenas desmotiva emocionalmente e fisicamente uma pessoa, mas também aumenta o risco do surgimento de várias doenças relacionadas. A seguir elencamos as principais consequências do sedentarismo, para que você possa combatê-lo o quanto antes da sua vida.
  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes tipo 2;
  • Hipertensão;
  • Doenças respiratórias;
  • Obesidade;
  • Problemas osteomusculares incluindo a osteoporose;
  • Câncer;
  • Ansiedade, estresse e depressão.
Os efeitos do sedentarismo podem surgir a curto, médio e longo prazos, dependendo do metabolismo e da idade da pessoa. Porém, em ambos os casos sempre provocam a perda da qualidade de vida do indivíduo, comprometendo drasticamente sua vida pessoal, profissional e relações sociais.

Como evitar o sedentarismo?

Sem dúvida alguma a melhor forma de evitar o sedentarismo é praticar atividades físicas regulares. Atividades como caminhadas, corridas, andar de bicicleta, pilates, yoga, musculação, treino funcional,  esportes e outros exercícios são excelentes formas de prevenir o problema, que é considerado o mal do século. Além disso, é importante adotar hábitos saudáveis como evitar o uso excessivo de eletrônicos, assistir televisão por menos tempo, adotar uma dieta equilibrada e beber bastante água. Além dessas dicas, é preciso também ter boas noites de sono, ingerir menos sal e açúcar e evitar alimentos processados. O grande erro das pessoas é querer compensar anos de sedentarismo com metas saudáveis inalcançáveis. Ou seja, a pessoa passa dez anos da vida sedentária e acha que em apenas um mês pode recuperar o tempo perdido. Então, ela se matricula na academia, começa a fazer 4 ou 5 atividades intensas diferentes, adota uma alimentação super restritiva e acredita que com isso está beneficiando o organismo. Ledo engano. Para evitar ou sair do sedentarismo, a mudança precisa ser gradual e multidisciplinar. Caso contrário, o risco de desistir no meio do caminho é grande.

Como um aplicativo de saúde e bem-estar pode ajudar?

A adoção de hábitos saudáveis é um processo gradual, que envolve mudança de pensamentos, de comportamentos e de atitudes. Sendo assim, os caminhos que levam a essas mudanças também precisam respeitar as limitações dos indivíduos, seus estilos de vida, seus anseios e expectativas para que as transformações sejam construtivas e duradouras. Nesse sentido, o aplicativo Namu Wellness surge como grande agente de transformação. Ele reúne em um só lugar várias atividades focadas em oferecer qualidade de vida aos seus usuários, de forma que eles trabalhem corpo, mente e rotina alimentar em conjunto. E tudo isso de maneira personalizada, de acordo com seus objetivos, preferências e informações pessoais. Caso você já tenha tentado sair do sedentarismo, mas sem sucesso, experimente baixar em seu celular o super app Namu. Com apenas alguns cliques você terá acesso a centenas de atividades físicas online para praticar quando e onde quiser, todas desenvolvidas por profissionais especializados. E todas fáceis de fazer, para que até mesmo quem nunca tenha se exercitado na vida possa acompanhar os programas sem nenhuma dificuldade. E para tornar a sua mudança completa, além das orientações físicas, que são a base para sair do sedentarismo, o aplicativo Namu também oferece a funcionalidade de teleorientação. Dessa forma, é possível trabalhar os pilares psicológicos, nutricionais e de saúde, tão importantes durante essa jornada de transformação. Quer transformar a sua mente, construir hábitos saudáveis e viver melhor? Baixe o aplicativo Namu e experimente. Disponível no Google Play e na App Store.

Recomendados
Esportes

Alongamento X aquecimento: entenda as diferenças

Conheça as diferenças entre alongamento e aquec...

Esportes

Exercícios físicos nos deixam mais inteligentes?

Estudos revelam que exercícios físicos podem au...