fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Home office: como organizar a rotina de treinos?

Trabalhar em home office tem sido um grande desafio para a maioria das pessoas. Como treinar, trabalhar e cuidar das tarefas domésticas?
Da redação
13/11/20
Regulamentado pela Lei 13.467/17, o home office ou teletrabalho tem ganhado cada vez mais espaço em empresas de diversos segmentos. Contudo, quem não está acostumado a trabalhar em casa, pode sentir dificuldades em organizar a rotina nos primeiros meses. Nesse contexto, a prática de atividades físicas é um dos primeiros hábitos que acabam sendo deixados de lado para “sobrar mais tempo para o trabalho”. Se você se percebeu nessa situação, saiba que negligenciar a sua rotina de atividade física pode causar sérios danos à sua saúde, tais como:  
  • Aumento da pressão arterial;
  • Obesidade;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico, que te deixa mais vulnerável a doenças;
  • Aumentos dos níveis de estresse e de ansiedade;
  • Enfraquecimento da musculatura e a perda da flexibilidade;
  • Noites de sono mal dormidas;
  • Baixa autoestima;
  • Dores musculares, principalmente na região lombar por passar horas sentado trabalhando.
  Diante de tudo o que foi exposto anteriormente, você provavelmente deve estar se perguntando como conciliar o home office com a rotina de treinos?   Felizmente, a reposta para essa pergunta é muito simples: com a ajuda de aplicativos de celular. Eles reúnem em um único lugar várias soluções para o seu corpo, mente e alimentação e podem ser acessados quando e onde você quiser, com apenas alguns cliques.   Para isso, no entanto, é preciso colocar algumas dicas em prática para ter resultados eficazes com os seus treinos em casa. Confira a seguir as que listamos especialmente para você.  

Organize a semana do seu home office

  Para começar a usar um app fitness e conciliá-lo a sua rotina em home office, sem dúvida é preciso primeiramente se organizar. Para isso, monte uma agenda semanal com as atividades que tem que cumprir, reservando um horário em seu dia para se dedicar aos exercícios. Você pode, inclusive, fazer isso de diferentes maneiras. Contar com o auxílio de uma agenda de papel, calendário do computador ou celular são apenas algumas delas. Mas, você pode ir além e utilizar o próprio app fitness para fazer isso. Afinal de contas, alguns são tão completos que oferecem até mesmo um calendário para gerenciar as suas atividades agendadas. Assim, você não desvia a sua atenção do que realmente interessa com tantos aplicativos.

Defina quantas atividades deseja praticar

  Outra grande vantagem de trabalhar em home office e treinar por meio de um aplicativo é a possibilidade de combinar duas ou mais atividades físicas para manter a saúde em dia. Aliás, nesse quesito o super app Namu é imbatível, pois ele reúne exercícios fitness, de ginástica laboral, pilates, yoga, práticas meditativas entre outros, capazes de beneficiar tanto a sua saúde física quanto a mental. Nesse caso, o melhor caminho é combinar atividades que tenham objetivos parecidos. O yoga e a meditação, por exemplo, são práticas milenares focadas em equilibrar corpo e mente por meio de posturas, técnicas respiratórias e de concentração. Assim, elas se mostram bem eficazes no combate ao estresse, ansiedade e depressão. Já o pilates é um método composto por mais de 500 exercícios físicos voltados ao fortalecimento muscular, ao ganho de flexibilidade, coordenação motora e alinhamento postural. Dessa forma, ele pode complementar atividades como musculação, dança e treinos funcionais, por exemplo. Mas, caso esteja em dúvidas de como montar o seu grupo de treinos, não se preocupe. Certamente o seu app de exercícios físicos vai te oferecer as melhores sugestões, conforme o seu perfil.

Cuide da alimentação

  Além das dicas anteriores, uma é especialmente importante: cuidar da alimentação. Afinal de contas, seja por meio de um aplicativo de celular ou com aulas presenciais em uma academia, você só vai alcançar os resultados esperados com seus exercícios se adotar uma dieta equilibrada. A boa notícia é que felizmente hoje em dia você não precisa baixar outro aplicativo para isso. Para facilitar a sua vida, vários apps de saúde e bem-estar oferecem além dos treinos físicos e das práticas de relaxamento mental, receitas de diversas dietas. Além disso, ainda oferecem um contador de calorias, para você não comer mais do que deve. Assim, você vai poder cuidar do corpo, da mente e da alimentação sem sair de casa e sem prejudicar a sua produtividade em seu home office. Alguns alimentos, inclusive, ajudam a melhorar a memória e a concentração.

Não esqueça a hidratação

  Ademais, não se esqueça de beber água. Sem dúvida, essa é uma dica clichê, mas é indispensável para manter o foco, a atenção e a produtividade no home office. Afinal de contas, o cérebro precisa de água para funcionar. Já com relação à quantidade de água necessária por dia, isso pode variar de pessoa para pessoa, pois depende do peso de cada um. Para saber o quanto de água beber por dia, a matemática é bem simples. Para cada kg, são necessários 35ml de água. Uma pessoa com 70kg, por exemplo, precisa então beber cerca de 2, 5 litros de água. E ao contrário do que muita gente imagina, não é preciso sentir sede para beber água. Mesmo sem esse sintoma, é possível manter a hidratação ao longo do dia. Para isso, no entanto, o ideal é manter por perto uma garrafinha de água para não ter desculpas. Mas, você também pode contar com a ajuda da tecnologia e baixar em seu celular um aplicativo que te ajude a controlar a ingestão de água diária. Assim, visualizar o quanto já bebeu e o quanto ainda falta beber vai ser muito mais fácil. Dessa forma, beber água vai se tornar um hábito prazeroso e facilmente incorporado ao seu dia a dia. home office e saúde    

Mesmo em home office, mantenha o contato com outras pessoas

Por fim, não se esqueça de que mesmo trabalhando em home office você deve interagir com outras pessoas. Essa sem dúvida é a melhor maneira de afastar sentimentos negativos com solidão e tristeza. Durante o expediente, isso pode até ser fácil, já que existem as videoconferências que reúnem virtualmente a equipe de trabalho. Mas, e com os treinos em casa, será que isso é possível? Felizmente, a resposta para essa pergunta é afirmativa. Sim, é possível interagir com os apps de exercícios físicos! Basta optar por um que possua fóruns de discussão de acordo com o seu objetivo. Assim, seja qual for a sua atividade, poderá tirar dúvidas, compartilhar suas experiências e evolução nos treinos com outros usuários. Gostou? Então conheça o super app Namu, o aplicativo que vai transformar a sua vida de forma completa e definitiva.

Recomendados
Gerais

7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas v...

Gerais

Saiba como diminuir os sintomas da ansiedade

Angústia, preocupação excessiva, taquicardia, f...