fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Gastrite! Saiba como tratar e prevenir a doença

Você anda sofrendo com constantes dores estomacais, queimação e indigestão? Esteja atento, pois tais sintomas podem ser de gastrite, uma doença inflamatória que atinge o estômago. Embora pareça inofensiva, se não tratada a tempo a doença pode provocar erosão nas paredes do estômago, causando várias complicações de saúde. Sendo assim, se você tem sentido um …
Da redação
31/07/23
Você anda sofrendo com constantes dores estomacais, queimação e indigestão? Esteja atento, pois tais sintomas podem ser de gastrite, uma doença inflamatória que atinge o estômago. Embora pareça inofensiva, se não tratada a tempo a doença pode provocar erosão nas paredes do estômago, causando várias complicações de saúde. Sendo assim, se você tem sentido um ou mais desses sintomas, consulte um gastroenterologista para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes.   Mas, enquanto você espera pela consulta, pode tirar suas dúvidas sobre a doença neste artigo. Nele, você vai saber o que é gastrite, como prevenir e como tratar. Acompanhe.  

O que é gastrite?

  A gastrite é uma doença inflamatória que atinge a mucosa do estômago, deixando-a mais ácida. Isso, por sua vez, pode causar dores, azia, indigestão, arrotos e vários outros sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa, inclusive na intensidade.   A gastrite pode ser aguda, ou seja, do tipo que surge repentinamente e passa rapidamente. Ou, ser do tipo crônica, que progride aos poucos e é mais difícil de ser tratada. Há ainda um terceiro tipo, a gastrite nervosa, geralmente relacionada a altos períodos de estresse, ansiedade e nervosismo.  

Principais sintomas da gastrite

  Além da indigestão, dor e queimação estomacal, que são os sintomas mais comuns da gastrite, existem outros que de igual forma merecem a nossa atenção. São eles:  
  • Desconforto e inchaço abdominal;
  • Sensação de empanzinamento, mesmo sem ter se alimentado em excesso;
  • Náusea e vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Presença de sangue no vômito e/ou nas fezes;
  • Soluços;
  • Mal estar;
  • Flatulência (gases e arrotos).
  Ao identificar um ou mais sintomas, um médico gastroenterologista deverá ser consultado. O diagnóstico é rápido e geralmente é feito por endoscopia.

Causas da gastrite

  A gastrite é uma doença que pode ser causada por diversos fatores. O mais comum deles é por meio da bactéria H. pylori, que se instala no estômago e inflama a mucosa do órgão. Contudo, a gastrite também pode surgir por outras causas, a saber:  
  • Consumo de bebidas alcoólicas em excesso: o álcool presente nas bebidas irrita a mucosa do estômago;
  • Uso contínuo de anti-inflamatórios: medicamentos como Ibuprofeno e Naproxeno diminuem a produção de uma substância que ajuda a proteger as paredes do estômago do ácido gástrico;
  • Doença de Crohn: doença caracterizada como inflamação crônica do sistema digestório e que também pode causar gastrite;
  • Estresse elevado: níveis muito elevados de estresse podem fazer com que o estômago produza mais ácido gástrico e menos muco protetor das paredes do órgão.
  Algumas doenças infecciosas e autoimunes também podem causar gastrite, como é o caso do Lúpus e da AIDS.

Tipos de gastrite

  Os tipos de gastrite variam em função dos sintomas e de suas intensidades. Além disso, também estão relacionados a causas diferentes. Entenda adiante:  
  • Gastrite aguda: surge repentinamente, pode ser causada por alguma doença ou manifestação nervosa súbita. Geralmente é mais fácil de ser tratada;
  • Gastrite crônica: comumente tem origem na gastrite aguda, mas não é tratada no início e seus sintomas e intensidades de desenvolvem ao longo dos anos;
  • Gastrite nervosa: associada aos níveis elevados de estresse, que podem ser provocados por problemas familiares, pessoais ou no trabalho;
  • Gastrite enantematosa: tipo de gastrite onde além da inflamação, há a presença de lesões nas camadas internas do estômago, mas ainda não erosivas;
  • Gastrite erosiva: quando além da inflamação, há também a erosão das paredes do estômago, causando úlceras gástricas;
  • Gastrite autoimune: tipo da doença em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos para atingir as células gástricas do estômago.

Como prevenir

  Alguns tipos de gastrites podem ser evitadas, como é o caso da gastrite nervosa. Nesse caso, uma excelente escolha é adicionar à rotina práticas de relaxamento físico e mental como yoga e meditação, por exemplo. Ambas as atividades aliviam sintomas de estresse, ansiedade e melhoram o humor. Em alguns pacientes, o controle emocional pode necessitar de ajuda profissional, como a de um psicólogo.   Outra forma de prevenir a gastrite é evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro. Ainda, é preciso ter muito cuidado com a alimentação. É preciso redobrar os cuidados com a higiene dos alimentos que consome, já que a bactéria H. pylori está presente em alimentos e água contaminados.

Tratamento para a gastrite

  O tratamento para gastrite pode envolver a prescrição de medicamentos como antiácidos e antibióticos para diminuir a acidez no estômago, controlar a inflamação e promover a recuperação da mucosa do órgão.    Além disso, o paciente também tem que investir em uma alimentação saudável, sem condimentos industrializados e com menos gorduras. Além de uma alimentação rica em valor nutricional, adotar hábitos de comer sempre no mesmo horário também pode otimizar a recuperação da doença.

Buscando ajuda profissional

  O primeiro passo, como pontuamos anteriormente, é procurar um clínico geral ou gastroenterologista para obter um diagnóstico preciso da doença. Após o diagnóstico, é preciso seguir as recomendações do profissional, ou seja, tomar os medicamentos e evitar alguns hábitos prejudiciais à saúde, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso.   De posse do diagnóstico, você também pode contar com o super app Namu para obter tratamento multidisciplinar para gastrite sem sair de casa. Através da função teleatendimento, você pode se consultar ao vivo com psicólogos, nutricionistas, personal trainers e vários outros especialistas em saúde e bem-estar para controlar os níveis de estresse, de ansiedade e viver com mais equilíbrio físico e emocional.   Além da função de teleatendimento, o super app Namu também reúne em um só aplicativo centenas de atividades físicas online, meditações guiadas e mais de 900 receitas de diversas dietas para você cuidar do corpo, da mente e da rotina alimentar em conjunto. E tudo online e com apenas alguns cliques na tela do celular, para você obter ajuda onde e quando precisar. Baixe agora e experimente!

Recomendados
Gerais

Transtorno obsessivo-compulsivo: o que é e como tratar

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tr...

Gerais

Fibromialgia: O que é, quais as causas e como tratar

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores g...