fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

Mindfulness: atenção plena para uma vida melhor

A prática produz intensa concentração sobre os próprios pensamentos e induz à autoconsciência
Luana Viegas
12/12/18

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Falta de atenção nem sempre é proposital. Muitas pessoas realmente sofrem com esse transtorno que, inclusive, pode prejudicar as tarefas do dia a dia. Não conseguir se concentrar é muito incômodo e contribui para aumentar ainda mais os sintomas de estresse e ansiedade.

Se em uma metrópole, como São Paulo, o dia em si já é corrido e estressante, imagina para uma pessoa que tem um milhão de coisas na cabeça. Não é nada fácil. Por conta disso, algumas práticas têm sido procuradas para ajudar indivíduos que precisam de orientação e concentração no cotidiano, e o mindfulness é uma delas.

O que é mindfulness

No ocidente, mindfulness é definido como atenção plena. É uma prática “meditativa” utilizada para atingir um momento pleno e com foco no presente, sem se preocupar com o que já passou ou com que poderá acontecer. É estar concentrado no seu interior e vivenciar aquele momento.

A prática de mindfulness produz intensa concentração sobre os próprios pensamentos e induz à autoconsciência. Ela ajuda a eliminar tudo o que for ruim e a ter mais experiências com o presente. É conhecer o seu eu.

Benefícios do mindfulness

Pessoas que praticam mindfulness pretendem, na maioria dos casos, livrar-se das cargas diárias. Querem vivenciar mais o presente e saber lidar com a própria mente, afinal, nem sempre é tão fácil quanto parece.

Ao realizar a prática de mindfulness constantemente, o indivíduo percebe uma grande melhora na concentração e na realização das tarefas do dia a dia. Paciência, calma e equilíbrio físico e emocional também entram na lista desses benefícios.

Problemas como estresse e ansiedade também podem ser amenizados. O estado de relaxamento que a prática proporciona é muito benéfica para a saúde em um todo. Pessoas que sofrem com depressão também podem encontrar no mindfulness um bom aliado.

Um corpo bem relaxado tende a dormir melhor. Então, quem tem insônia também poderá se beneficiar da técnica. Além disso, o mindfulness ajuda a melhorar as relações interpessoais e estimula a criatividade.

Como e onde praticar mindfulness

O mindfulness é uma prática que pode ser realizada em qualquer hora e lugar. Você pode estar no parque, em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, na praia. Basta reservar um tempinho e escolher um local calmo, sem muita interferência direta.

Além disso, é possível praticar sozinho ou acompanhado. Mindfulness não é uma técnica solitária, você pode chamar os amigos e familiares para esse tempo de reflexão e atenção plena.

Ao contrário do que muitos pensam, mindfulness não está ligado a uma religião. É certo que muitas pessoas utilizam a técnica na meditação budista ou nas aulas de yoga. Mas isso não significa que a prática esteja totalmente interligada às religiões orientais.

Inclusive, existem alguns métodos que procuram promover a atenção em pequenos atos do nosso dia a dia, como é o caso do mindful eating. Essa técnica ajuda o indivíduo a ter uma alimentação mais saudável, um estilo de vida melhor. Você se alimenta bem, conhece os alimentos que põe à mesa e mastiga com atenção. Aquele tempo é reservado para comer, sem interferência de televisão ou celular, apenas você, sua família e a comida.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Conheça o nosso curso Mindfulness: meditação em movimento e descubra mais sobre esse universo fascinante!

Foto: MichaelRaab / Pixabay / CC0 Creative Commons


Recomendados
Gerais

Saulo Fong: benefícios da meditação

Uma explicação clara dos benefícios da meditaçã...

Cristã

Meditação cristã: como surgiu e como praticar

Meditar sobre a vida de Jesus é um fio que liga...

Gerais

Músicas para meditar: Os benefícios da música na meditação

Os sons podem agitar ou relaxar o organismo, tu...

Meditação

Como o mindful eating pode te ajudar a identificar os tipos de fome

Entenda como as práticas do mindful eating pode...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *