fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

O que autoconhecimento e meditação têm em comum?

A meditação é um ótimo método para o autoconhecimento e é capaz de proporcionar ao individuo uma viagem profunda ao seu próprio eu
Da redação
14/01/19

Em um mundo onde o excesso é comum e as pessoas não param nem para respirar corretamente, é normal que o esgotamento físico e mental faça parte do dia a dia. O cansaço é tanto que, muitas vezes, não há ânimo para nada e muitos acabam por tomar certas atitudes que, normalmente, não fariam. Seria por negligência ou falta de autoconhecimento?

A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para qualquer pessoa. Já imaginou como é se sentir vazio? Sem saber o que gosta ou o que deseja para o futuro? Infelizmente, muitas pessoas se sentem assim e acabam por terem uma vida frustrada, sem perspectiva.

Tanto na vida pessoal (emocional) quanto na profissional é preciso ter autoconhecimento. Realizar tarefas do dia a dia também exige um pouco mais de você. Na prática de esportes, na ida ao mercado, na conversa entre amigos, você precisa se conhecer.

É essencial saber sobre suas capacidades, gostos e qualidades, assim como suas dificuldades e tudo aquilo que te faz mal. É nesses pequenos detalhes que você encontra respostas para os mais diversos questionamentos internos.  E um dos jeitos de se autoconhecer é por meio da meditação.

A meditação no dia a dia

A meditação é uma prática milenar que ajuda o ser humano a se conectar com o seu eu. É o tempo de focar no presente, não permitindo que os pensamentos ruins tomem conta da sua mente. A meditação também é um método que auxilia nessa jornada de conhecer a si mesmo.

Entre os benefícios da meditação, além do autoconhecimento, estão o aumento de bem-estar e alívio de sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

A meditação é um ótimo método para o autoconhecimento e é capaz de proporcionar ao individuo uma viagem profunda ao seu próprio eu. É como se olhasse para o seu interior, para sua alma e emoções, e conseguisse enxergar o que tem lá. Ajuda a ganhar mais consciência, a entender o seu corpo e os pensamentos. A meditação ajuda a manter o equilíbrio entre corpo e a mente.

Atividades que trabalham o desenvolvimento pessoal, como o yoga, também são de grande auxilio para quem busca ter mais conhecimento sobre si. O mindfulness, como conhecido como atenção plena, é outro método que trabalha a mente e o interior.

autoconhecimento

Como meditar

Para meditar não é preciso muito, você pode realizar a prática quando e onde quiser. O local pode ser no trabalho, em sua casa ou até no hotel, só precisa ter o mínimo de interferência direta possível. Por isso, opte por lugares mais calmos, como uma sala vazia, e comece a prática.

Utilizar roupas confortáveis também é importante para a meditação. Imagina meditar com aquela calça jeans apertada? Não conseguirá a concentração necessária para a prática. Manter a boa postura também é essencial. Deixe a coluna ereta e busque a posição adequada para meditar. Se não conseguir ficar por muito tempo na postura de lótus, tente ficar sentado no chão ou na cadeira mesmo.

Respirar corretamente não deve se restringir para a meditação. Saber como respirar ajuda a ter uma prática melhor e a alcançar os objetivos desejados. Os pranayamas, técnicas de respiração, podem ser utilizados durante a meditação. Bhastrika e nadi shodhana são alguns dos mais conhecidos.

Para quem está em busca do autoconhecimento deve ser persistente, nada vem de um dia para o outro. Há quem diga que conhecer a si mesmo é uma longa jornada, e só com as situações do dia a dia é possível chegar no nível tão sonhado. Isso também vale para a prática de meditação.

Gostou do conteúdo? Conheça nossos cursos online de yoga e meditação. Eles te ajudarão a não desistir e seguir nessa jornada pelo autoconhecimento.


Recomendados
Gerais

Saulo Fong: benefícios da meditação

Uma explicação clara dos benefícios da meditaçã...

Cristã

Meditação cristã: como surgiu e como praticar

Meditar sobre a vida de Jesus é um fio que liga...

Gerais

Músicas para meditar: Os benefícios da música na meditação

Os sons podem agitar ou relaxar o organismo, tu...

Meditação

Como o mindful eating pode te ajudar a identificar os tipos de fome

Entenda como as práticas do mindful eating pode...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *