fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

Os benefícios da atenção plena

Também conhecida como mindfulness, a atenção plena é uma prática meditativa que ganha espaço nos países ocidentais cada vez mais
Da redação
27/05/19

Olhos fechados, postura de lótus, silêncio. Essa é uma imagem que prontamente é relacionada à prática de meditação. Ter uma mente livre de pensamentos, totalmente em paz, é um dos grandes desejos de quem precisa se libertar da tensão gerada no dia a dia, ou então de uma grande preocupação. Nesses casos, a atenção plena pode ser de grande ajuda.

Também conhecida como mindfulness, a atenção plena é uma prática meditativa que ganhou espaço nos países ocidentais. Basicamente, o método ajuda o individuo a manter o foco no presente. Ou seja, a pessoa para de pensar no passado e no que pode acontecer no futuro para vivenciar as experiências do momento, sem julgamentos.

A falta de atenção, corriqueira em pessoas que estão sob constante pressão e ansiedade, é um dos problemas mais comuns na sociedade atual, principalmente das grandes metrópoles. A atenção plena visa trabalhar essa situação, o que acaba por beneficiar diferentes áreas da vida do praticante. Inclusive, não é preciso ficar longos períodos sentados. O mindfulness em movimento, método criado pela especialista Tamara Russell, é ótimo para quem deseja ter uma prática mais “dinâmica”.

Como praticar a atenção plena

A atenção plena pode ser aplicada em diferentes áreas da vida, inclusive na alimentação. O mindful eating visa estreitar o relacionamento do ser humano com a alimentação. Para isso, utiliza alguns hábitos que devem ser aplicados no dia a dia.

Você sabe exatamente o que comeu ontem e em quanto tempo? É normal o ser humano realizar as refeições com os olhos colados no aparelho celular ou na televisão. Ter atenção plena na hora de se alimentar é importante para ter uma nova relação com o que coloca à mesa. É escolher os alimentos certos, é aceitar o seu corpo e proporcionar a ele o que necessita.

No trabalho, na faculdade, em casa, você pode aplicar a atenção plena onde e quando quiser. Os benefícios de praticar essa técnica é tanta que ajuda a manter o corpo e a mente em equilíbrio. Confira outros benefícios.

atenção plena

Benefícios da atenção plena

Aumenta a concentração

Em um mundo com ruídos em excesso, é comum o ser humano ficar alheio a inúmeros acontecimentos. A falta de atenção não atinge só crianças, adultos e idosos acabam perdendo a concentração, o que prejudica, e muito, as tarefas do dia a dia.

A atenção plena ajuda a manter um foco durante a prática. Com a realização constante, o individuo sentirá uma grande melhora na concentração em todas as áreas da sua vida.

Alívio de estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade, se não tratados, podem gerar inúmeros problemas na saúde, tanto físicos quanto mentais. É comum ver casos de alergias, dores pelo corpo e falta de ar em pessoas com esses tipos de transtornos, e esses são só alguns casos.

Ter atenção plena é não deixar que o passado tome conta do seu dia e nem as preocupações futuras. Focar no presente ajuda a equilibrar a sua mente e a mandar toda tensão embora.

Aumenta a autoestima

Ter autoestima é essencial na vida de qualquer pessoa. O problema é que, muitas vezes, as pessoas se rebaixam por não acreditarem nelas mesmas. Acabam por se diminuir e pensar que não capazes de realizar qualquer tarefa, por mais fácil que seja.

A atenção plena ajuda a ter mais autoconhecimento. Faz com que o praticante tenha força para vivenciar as experiências do presente. Fortalece a ideia de que a pessoa é capaz, é forte. Quem pratica mindfulness certamente desenvolve a autoestima.

Proporciona boa noite de sono

Sofre com insônia? A prática de mindfulness ajuda a ter uma boa noite de sono. A atenção plena, como já foi dito, diminui os sintomas de estresse e ansiedade e proporciona grande relaxamento. Com  a mente e o corpo livre de tensões, é possível ter uma noite tranquila, importante para repor as energias para o dia seguinte.

Faça em casa

Ter atenção plena está no alcance das suas mãos e é mais fácil do que imagina. Hoje, já é possível praticar mindfulness onde e quando quiser. O curso da professora Tamara Russell, por exemplo, é uma ótima oportunidade para aprender a como iniciar a prática. Para isso, Russell ensina o passo a passo e oferece aos alunos um incrível mergulho no método mindfulness.


Recomendados
Gerais

Saulo Fong: benefícios da meditação

Uma explicação clara dos benefícios da meditaçã...

Cristã

Meditação cristã: como surgiu e como praticar

Meditar sobre a vida de Jesus é um fio que liga...

Gerais

Músicas para meditar: Os benefícios da música na meditação

Os sons podem agitar ou relaxar o organismo, tu...

Meditação

Como o mindful eating pode te ajudar a identificar os tipos de fome

Entenda como as práticas do mindful eating pode...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *